Aumente as vendas do seu e-commerce com o SEO - Blog Raffcom
 Aumente as vendas do seu e-commerce com o SEO

Aumente as vendas do seu e-commerce com o SEO

Para começar, o SEO gera para o site tráfego qualificado e credibilidade, que são fatores de sucesso para aumentar as vendas do seu e-commerce. Tráfego qualificado faz com que o número de visitas realizadas pelo público-alvo aumente, e a credibilidade faz com que uma parcela cada vez maior desse público realize a compra.

Com base em pesquisas de mercado, 90% das buscas terminam antes da quarta página dos resultados de buscas. Aproximadamente 62% dos seus clientes permanecem na primeira página, mas o que realmente importa, é que 30% das pessoas acreditam que as empresas localizadas nos primeiros resultados são as de maior confiança e autoridades no segmento.

Seja encontrado pelo seu cliente investindo em SEO

Otimizar seu e-commerce para ser encontrado pelos motores de buscas nunca foi tão importante, visto que o uso da internet cresce a cada dia no Brasil e a concorrência cresce ainda mais. Os consumidores precisam descobrir sua loja virtual, conferir seus preços e ofertas em meio a essa enorme concorrência.

5 dicas básicas de SEO que farão seu e-commerce vender mais

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Ao ranquear os websites em seus resultados de pesquisa, o Google leva em consideração uma variedade de fatores. Abaixo indicarei aqueles considerados como premissas básicas para a sua loja começar  a ter um melhor ranqueamento e consequentemente maior visibilidade na internet.

1- Título das páginas:

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Os títulos são de grande importância para a otimização das páginas, pois o propósito do Google é levar o conteúdo mais relevante até o usuário. Os títulos das páginas ajudam o usuário a encontrar com mais rapidez o que ele realmente procura.

Lembre-se disso na hora de criar seus títulos:

  • Cada página do site deve possuir um título exclusivo;
  • A palavra-chave em foco da página precisa estar presente no título;
  • A marca ou o nome do site deve estar por último no título (essa regra não se aplica a home page);
  • Evite colocar uma série de termos separados por vírgula, pois essa prática é considerada inadequada para o Google;
  • Procure fazer títulos de até 60 caracteres para evitar os “três pontos”.

2- Metas description

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A Meta Description é essencialmente para o usuário, ou seja, não é um fator direto de posicionamento, embora que indiretamente a meta description ajuda no melhor posicionamento do site, de forma que ela procura indicar ao usuário se o conteúdo da página realmente é relevante e atrativo, influenciando assim nas taxas de CTR daquele resultado na SERP (página de resultados dos mecanismos de pesquisa).

Algumas recomendações para uma boa meta description:

  • Para um cliente em potencial, a meta description precisa ser chamativa, interessante, informativa e curiosa, destacando os diferenciais da loja ou produto e com um call to action;
  • Deve possuir no máximo 156 caracteres para evitar que seja cortada pelos “três pontos”;
  • A meta description precisa responder a seguinte questão: “Por que o usuário deve comprar comigo, em minha loja virtual e não no concorrente?”.

3- URLs amigáveis

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As URLs amigáveis tornam a navegação e pesquisa do usuário mais eficiente, intuitiva, fluída, facilitam a memorização para futuras pesquisas ou acessos diretos e também facilitam o entendimento que o Google terá da página.

  • Exemplo de uma boa URL amigável: www.minhaloja.com.br/categoria/nome-do-produto/
  • Exemplo de uma URL ruim: www.minhaloja.com.br/products-detail.php?id=477895&family=78

Dica: Procure incluir a palavra-chave foco da página a ser otimizada em sua URL.

4 – Atributo Alt (texto alternativo)

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Com a descrição adequada na tag alt, os robôs do Google são capazes de interpretar sobre o que se trata a imagem e qual é a sua relação com a página em questão. Como esse texto alternativo serve para representar o real significado da imagem, é de vital importância que ela possua um texto curto e coeso com o conteúdo apresentado, também procure evitar o uso de stop words (para, de, com, na, em, etc.).

5- Sites Responsivos

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Como a cada dia cresce o número de usuários mobile no mundo, o Google vem priorizando websites que são responsivos. Segundo um porta-voz da Google, 61% dos usuários de dispositivos móveis estão insatisfeitos com a experiência em websites, por esse motivo, a partir do início de abril, o Google oficializou que posicionará melhor websites que possuam layout responsivo.

Concluindo

Agora que você já sabe como começar a aumentar sua visibilidade nos motores de busca , chegou o momento para acrescentar em seu e-commercer com o SEO.

Com essas pequenas mudanças, em médio prazo você irá notar um aumento no fluxo de seu site. Se ainda existir alguma dúvida, “comece uma discussão” logo aqui embaixo na aba de comentários. Valeu!

Fonte:

Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital – Conrado Adolpho Vaz

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Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

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