Aumente as vendas do seu e-commerce com o SEO
Para começar, o SEO gera para o site tráfego qualificado e credibilidade, que são fatores de sucesso para aumentar as vendas do seu e-commerce. Tráfego qualificado faz com que o número de visitas realizadas pelo público-alvo aumente, e a credibilidade faz com que uma parcela cada vez maior desse público realize a compra.
Com base em pesquisas de mercado, 90% das buscas terminam antes da quarta página dos resultados de buscas. Aproximadamente 62% dos seus clientes permanecem na primeira página, mas o que realmente importa, é que 30% das pessoas acreditam que as empresas localizadas nos primeiros resultados são as de maior confiança e autoridades no segmento.
Seja encontrado pelo seu cliente investindo em SEO
Otimizar seu e-commerce para ser encontrado pelos motores de buscas nunca foi tão importante, visto que o uso da internet cresce a cada dia no Brasil e a concorrência cresce ainda mais. Os consumidores precisam descobrir sua loja virtual, conferir seus preços e ofertas em meio a essa enorme concorrência.
5 dicas básicas de SEO que farão seu e-commerce vender mais
Ao ranquear os websites em seus resultados de pesquisa, o Google leva em consideração uma variedade de fatores. Abaixo indicarei aqueles considerados como premissas básicas para a sua loja começar a ter um melhor ranqueamento e consequentemente maior visibilidade na internet.
1- Título das páginas:
Os títulos são de grande importância para a otimização das páginas, pois o propósito do Google é levar o conteúdo mais relevante até o usuário. Os títulos das páginas ajudam o usuário a encontrar com mais rapidez o que ele realmente procura.
Lembre-se disso na hora de criar seus títulos:
- Cada página do site deve possuir um título exclusivo;
- A palavra-chave em foco da página precisa estar presente no título;
- A marca ou o nome do site deve estar por último no título (essa regra não se aplica a home page);
- Evite colocar uma série de termos separados por vírgula, pois essa prática é considerada inadequada para o Google;
- Procure fazer títulos de até 60 caracteres para evitar os “três pontos”.
2- Metas description
A Meta Description é essencialmente para o usuário, ou seja, não é um fator direto de posicionamento, embora que indiretamente a meta description ajuda no melhor posicionamento do site, de forma que ela procura indicar ao usuário se o conteúdo da página realmente é relevante e atrativo, influenciando assim nas taxas de CTR daquele resultado na SERP (página de resultados dos mecanismos de pesquisa).
Algumas recomendações para uma boa meta description:
- Para um cliente em potencial, a meta description precisa ser chamativa, interessante, informativa e curiosa, destacando os diferenciais da loja ou produto e com um call to action;
- Deve possuir no máximo 156 caracteres para evitar que seja cortada pelos “três pontos”;
- A meta description precisa responder a seguinte questão: “Por que o usuário deve comprar comigo, em minha loja virtual e não no concorrente?”.
3- URLs amigáveis
As URLs amigáveis tornam a navegação e pesquisa do usuário mais eficiente, intuitiva, fluída, facilitam a memorização para futuras pesquisas ou acessos diretos e também facilitam o entendimento que o Google terá da página.
- Exemplo de uma boa URL amigável: www.minhaloja.com.br/categoria/nome-do-produto/
- Exemplo de uma URL ruim: www.minhaloja.com.br/products-detail.php?id=477895&family=78
Dica: Procure incluir a palavra-chave foco da página a ser otimizada em sua URL.
4 – Atributo Alt (texto alternativo)
Com a descrição adequada na tag alt, os robôs do Google são capazes de interpretar sobre o que se trata a imagem e qual é a sua relação com a página em questão. Como esse texto alternativo serve para representar o real significado da imagem, é de vital importância que ela possua um texto curto e coeso com o conteúdo apresentado, também procure evitar o uso de stop words (para, de, com, na, em, etc.).
5- Sites Responsivos
Como a cada dia cresce o número de usuários mobile no mundo, o Google vem priorizando websites que são responsivos. Segundo um porta-voz da Google, 61% dos usuários de dispositivos móveis estão insatisfeitos com a experiência em websites, por esse motivo, a partir do início de abril, o Google oficializou que posicionará melhor websites que possuam layout responsivo.
Concluindo
Agora que você já sabe como começar a aumentar sua visibilidade nos motores de busca , chegou o momento para acrescentar em seu e-commercer com o SEO.
Com essas pequenas mudanças, em médio prazo você irá notar um aumento no fluxo de seu site. Se ainda existir alguma dúvida, “comece uma discussão” logo aqui embaixo ↓ na aba de comentários. Valeu!
Fonte:
Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital – Conrado Adolpho Vaz
[optinform]
[sc:jackson-belink ]