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 SEO para YouTube

SEO para YouTube

Quem trabalha com marketing digital sabe que o SEO é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para obter resultados no meio online. No entanto, o que muitos ainda não sabem  é que o SEO para YouTube é extremamente importante para as estratégias relacionadas aos vídeos.

Segundo estatísticas do próprio YouTube, o site possui mais de um bilhão de usuários. Isso equivale a quase um terço dos usuários da internet. A cada novo minuto 300 horas de novos conteúdos são subidas na plataforma. Além disso, metade de todas as visualizações que o site recebe são provenientes de dispositivos mobile.

SEO para Youtube vale a pena

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Apesar de o conteúdo escrito ser um dos pontos mais importantes para as estratégias de “SEO tradicional”, inúmeros usuários têm optado por assistir vídeos no YouTube. Isso se dá pela falta de tempo  que eles possuem para se dedicarem integralmente à leitura de um extenso artigo de blog.

Além disso, um vídeo no YouTube pode ser usado para atrair tráfego e, dentro de um artigo, pode facilitar o entendimento do conteúdo.

É importante ressaltar que, para ganhar espaço no YouTube, não basta apenas ter excelentes vídeos e edições perfeitas. O que vai determinar o sucesso do seu conteúdo será a otimização dos vídeos.

Assim como o Google, o YouTube é um ótimo buscador e possui milhões de buscas por dia, sendo o segundo maior buscador da internet.

Com um bom trabalho de SEO os vídeos otimizados não só aparecerão nas buscas do próprio YouTube, como também  poderão aparecer nos resultados do Google. Investir tempo em SEO para YouTube pode aumentar muito o CTR do seu site.

Continue lendo e aprenda algumas técnicas essenciais para  fazer a otimização de vídeos no YouTube .

Escolha das palavras-chave com relação ao conteúdo

Como já explicamos neste post sobre como funciona o SEO e neste onde abordamos o tema SEO para aplicativos, a pesquisa de palavras-chave é essencial para as estratégias de SEO.

É preciso ressaltar que, se o vídeo tiver o mesmo objetivo, as palavras-chave selecionadas para outros trabalhos em sites podem ser reaproveitadas.

Com base no conhecimento que você possui sobre o seu público-alvo, também é possível fazer uma pesquisa e identificar quais são os interesses dessas pessoas.

Uma ferramenta importante para fazer a pesquisa dos termos que estão em alta é o Google Trends. Apesar de não apresentar números específicos de impressões, ele é perfeito para determinar as palavras e termos mais relevantes na hora de desenvolver uma estratégia de ranqueamento.

Algumas regras importantes

    • Quando for fazer o título do vídeo, dê prioridade para que a palavra-chave apareça logo no início;
    • Inclua as palavras-chave nas tags;
    • Use palavras-chave populares e relevantes;
  • O nome do arquivo original deve conter a palavra-chave.

O Título sempre tem grande importância para o SEO

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O título jamais deve ser ignorado, independente do tipo de conteúdo. No SEO para YouTube isso não é diferente.

O  título é quem vai  dizer ao Google do que se trata o conteúdo. Por isso o título é um dos elementos mais importantes do vídeo. Assim como acontece com as imagens no SEO tradicional, o Google não consegue identificar os conteúdos disponibilizados em formato de vídeo.

Regras importantes

    • O título deve conter entre 40 e 55 caracteres, para não correr o risco de ser cortado;
    • Como dito anteriormente, dê prioridade para a palavra-chave no início do título;
    • Evite títulos genéricos;
  • O título precisa ser interessante, tanto para os algoritmos de ranqueamento, quando para o público.

Outra dica importante para ter sucesso em seu SEO para YouTube é sempre ter em mente que as pessoas primeiro buscam por soluções na internet para, somente depois, buscarem por marcas específicas nos mecanismos de pesquisa.

Inclua uma descrição

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Assim como o título, a descrição do vídeo também deve ser interessante para  os algoritmos e para as pessoas, em igual escala.

Muitas empresas não aproveitam esse recurso, e acabam usando o espaço apenas para linkar o conteúdo com outros vídeos e redes sociais. Tente impactar o usuário nas 3 primeiras linhas da descrição, antes da opção “mostrar mais”.

Regras Importantes

    • Faça descrições de, no mínimo, 250 palavras;
    • Use a palavra-chave no início da descrição;
    • Não faça keyword stuffing (uso exagerado da palavra-chave);
  • Se o objetivo for gerar tráfego para sites e blogs, use links que direcionem o usuário para estes locais, além da palavra-chave no início da descrição.

Tags

As tags são palavras-chave relacionadas ao conteúdo do seu vídeo. Elas são fundamentais para a indexação nos motores de busca e para as pessoas que estão em busca de assuntos específicos no YouTube.

Regras Importantes

    • Escolha uma tag única para todos os vídeos do canal. Desta maneira, há chances de outros vídeos do canal serem exibidos nos “vídeos relacionados”;
    • Dê atenção a vídeos populares que estão ranqueando para a palavra-chave escolhida e tente usar aproximadamente 3 tags deste vídeo. Com isso, as chances de aparecer nos “vídeos relacionados” desse canal são maiores;
  • Use somente tags com palavras-chave relacionadas ao conteúdo do vídeo.

Deixar de usar as tags é abrir mão de um fator determinante no SEO para YouTube.

Thumbnails ou capa

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As Thumbnails são um dos elementos mais importantes. São elas que irão instigar os usuários a darem o play no vídeo. Mas, se você está em dúvida sobre o que elas são, nós te explicamos.

Thumbnails são as imagens estáticas no início dos vídeos. Elas são geradas automaticamente pelo YouTube, mas é possível escolher outras opções para fazer a capa. A thumbnail certa chama mais a atenção de quem está navegando pelo YouTube do que o próprio título do vídeo.

Regras importantes

    • Escolha uma imagem de alta qualidade;
    • Um frame do vídeo também serve, mas tente dar um close-up;
    • É importante deixar o texto da capa alinhado à esquerda, para facilitar a visualização em dispositivos móveis;
    • O texto da capa deve ter no máximo três palavras;
  • Para fazer a imagem, use o conceito do conteúdo do vídeo.

Transcrição do vídeo

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Outro ponto importante para ter sucesso no SEO para YouTube é a transcrição do vídeo. Essa tarefa tem um peso enorme na otimização e muitas vezes é totalmente ignorada.

A transcrição do conteúdo pode ser colada na descrição e ajudar pessoas que não deram o play no vídeo. Ela também auxilia muito os mecanismos de buscas.

O YouTube disponibiliza uma transcrição automática para os vídeos. Mas esta nem sempre é a melhor opção. Caso opte pelo modo automático, revise todo o texto e corrija os erros ortográficos antes de deixar o vídeo em público.

Comentários

Quanto mais incentivar a interação dos usuários no vídeo, melhor será o seu ranqueamento. Para incentivar a conversa e a participação, deixe a opção de comentários aberta.

Uma conversa com o público sempre é uma boa opção. Mas é importante prestar atenção em spams e comentários negativos ou maldosos que possam surgir. Também é interessante criar vídeos como respostas ou relacioná-lo com outros ligados ao tema.

Inscritos no canal

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Curtidas, comentários e compartilhamentos são importantes para o YouTube entender que o canal ou o conteúdo do vídeo é relevante e merece ser favorecido. O número de inscritos no canal é muito importante, mas o que conta mesmo é o engajamento do público.

Gerar conteúdo com frequência

Quanto maior for a frequência das postagens, melhor será seu posicionamento. O YouTube dá prioridade à canais com bons conteúdos e com grande frequência. Quanto mais conteúdos, mais visualizações. E quanto maior for o número de visualizações maior será a relevância.

Essas ações dão início a um ciclo que poderá trazer grandes resultados no futuro. Isso ocorre porque o interesse do YouTube é fazer com que as pessoas continuem postando vídeos e tragam sempre mais conteúdo para o próprio YouTube.

Vídeos em HD

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Assim como em todos os serviços do Google, a qualidade de qualquer conteúdo deve ser sempre a melhor. Por este motivo, evite realizar a postagem de vídeos com baixa resolução ou com ruídos no áudio.

Para o YouTube, se alguém gravou um vídeo em HD é porque o conteúdo foi melhor trabalhado e, por este motivo, deve ser priorizado. Pode parecer injusto, mas quando levamos em conta o número de vídeos gravados todos os dias ao redor do mundo em baixa qualidade, através de câmeras e celulares, essa priorização passa a fazer algum sentido.

Para melhores resultados, os vídeos devem ser enviados em HD e com uma resolução aproximada de 1080×720.

Conclusão

Os vídeos são uma ótima opção para produzir conteúdos relevantes para o seu público. Além disso, eles também têm o poder de aumentar a autoridade e a credibilidade do seu conteúdo em diversos segmentos.

Ao investir em vídeos, as empresas atraem um público mais qualificado e aumentam as chances de conversões.

Além de entenderem a importância dos vídeos, as grandes empresas já perceberam que não devem investir apenas em publicidade, mas sim em uma comunicação mais direta e íntima para com o seu público.

O marketing de conteúdo com vídeos não é o futuro. Ele é o presente. A cada dia que passa, cresce o número de pessoas que consomem esse tipo de mídia e isso não pode ficar de fora do planejamento das empresas.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário.
Até a próxima!

Jackson Belink Analista de SEO

Jackson Belink

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

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