Sites Responsivos terão Prioridade no Ranking do Google - Blog Raffcom
 Sites Responsivos terão Prioridade no Ranking do Google

Sites Responsivos terão Prioridade no Ranking do Google

Recentemente o Google postou em seu blog oficial que a partir do dia 21 de Abril sites responsivos ou que possuem versão mobile terão melhores posições no ranking do google dos resultados de pesquisa. Isso significa que agora, junto com os mais de 200 fatores de ranqueamento que o Google possuí em seu algoritmo, será incluso o fator responsividade.

Afinal, o que é um site responsivo?

Em resumo, um site responsivo é aquele que se adapta aos vários tamanhos de telas existentes, sejam de smartphones, tablets ou até mesmo monitores menores. Quando acessamos um site responsivo através de um dispositivo de tela menor, ele reorganiza o modo como as informações aparecem para que o usuário receba a melhor experiência de navegação e usabilidade possível.

Importante: Um site responsivo necessita de uma ótima estrutura e compactação de arquivos e imagens, para garantir velocidade de carregamento e evitar frustrações por parte do usuário.

Clique aqui e descubra se o seu site é otimizado para dispositivos móveis.

Qual o motivo da mudança no algoritmo do Google?

O maior motivo da mudança é pelo fato de que o modo como as pessoas acessam a internet está mudando, e isso inclui o enorme crescimento nos acessos através de smartphones ou tablets. Em 2014, por exemplo, o Brasil ultrapassou a marca dos 130 milhões de usuários mobile.

Outras estatísticas relevantes sobre o acesso mobile no mundo

  • 4 de 5 consumidores utilizam seu smartphone no processo de compra.
  • 15% do tráfego mundial da web ocorre a partir de dispositivos móveis, e esse número cresce mais a cada dia.
  • 22 bilhões de dólares são gastos em publicidade mobile por ano.
  • 15% das vendas de varejo online em 2013 foram feitas através de dispositivos mobile.
  • Mais de 50% de todas as buscas na internet são feitas através de dispositivos móveis.
  • Em muitos sites da web os números de acessos no mobile ultrapassam os números de acessos no desktop.
  • É previsto que uso de dados mobile vai aumentar 10x até 2019.

Motivos para possuir um site responsivo

  • 74% dos usuários esperam até 5 segundos para o carregamento de uma página na web em seu smartphone antes de abandonar o site.
  • 61% dos usuários deixam um site que não é otimizado para dispositivos móveis quando estão no celular ou tablet.
  • Por motivos de insatisfação na usabilidade e navegação, há 40% de chance do usuário abandonar um site e visitar o do concorrente.
  • Empresas com sites otimizados para dispositivos móveis triplicam as taxas de conversão móvel.
  • 46% dos usuários móveis afirmam que não retornam em sites onde encontraram problemas de navegação através do smartphone.

O Google voltado para a experiência mobile

Com essa mudança, o Google pretende entregar sites mais relevantes para os usuários nos resultados de pesquisa, pois ele compreende que sites responsivos prezam pela boa experiência do usuário. Atualmente mais de 50% dos acessos que o Google recebe são feitos por dispositivos móveis.

O Google sempre deixou claro que o que for positivo para a experiência do usuário, será positivo para ele e seus robôs (programas que fazem a leitura de toda a web e indexam o conteúdo) e será usado como fator de ranqueamento em seus resultados de pesquisa. Esse é um dos motivos que o trabalho de SEO moderno é voltado para o usuário e não mais para os motores de busca.

Palavras do próprio Google: “À medida que mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, os nossos algoritmos precisam se adaptar a estes padrões de uso… Esta alteração afetará as buscas móveis em todo o mundo e terá um impacto significativo em nossos resultados de pesquisa. Consequentemente, os usuários terão mais facilidade para obter resultados relevantes, de alta qualidade de pesquisa e que são otimizados para os seus dispositivos.”

Não ter um site mobile é estar cada vez mais longe do seu cliente que busca um produto ou serviço no Google. Converse com o seu desenvolvedor e providencie um site responsivo para sua empresa, antes que a concorrência ocupe seu lugar no ranking do Google.

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Leonardo Prado Analista de SEO

Leonardo Prado

Analista de SEO

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

SEO para YouTube

Quem trabalha com marketing digital sabe que o SEO é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer para obter resultados no meio online. No entanto, o que muitos ainda não sabem  é que o SEO para YouTube é extremamente importante para as estratégias relacionadas aos vídeos. Segundo estatísticas do próprio YouTube, o site […]

Como usar o AdWords para calcular o investimento ideal na Rede de Pesquisa

O AdWords é uma das plataformas mais importantes que conectam estratégias de marketing digital ao seu público-alvo e ferramenta base para campanhas de links patrocinados no Google, mas o AdWords é muito mais que isso, além da análise de relatórios é possível fazer um preview de uma parcela do investimento para o seu negócio, principalmente […]

Pixel do Facebook: O que é e Como Instalar Corretamente

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de otimizar e mensurar campanhas publicitárias. Porém, para poder aproveitar este benefício, é necessário a correta instalação de tags e códigos no seu site e uma destas tags é o Pixel do Facebook. Ao finalizar a leitura deste conteúdo, você irá compreender a importância do […]