Do Início ao Fim, do Fim ao Começo
O universo em seu início com uma entonação exuberante, colocado por muitos como um silêncio único. Assim se inicia uma orquestra em sua primeira apresentação, se tornando imponente e misteriosa com poder de surpreender e se superar ao longo dos tempos. Tempos estes, servem como passagem ao seu ritmo. Por vez se acrescenta nessa conjuntura, diversas outras “orquestras” definitivamente dispostas a não pararem com suas composições até se esgotarem ou se preservarem.
Por culturas e mitos estamos “nós” em cidades que produzem suas composições e que se deixam envolver por outras; da chuva ao grilo.
Usamos todas as notas desta natureza para nos transportarmos para a dimensão oculta do som, a qual podemos perceber apenas por representações e meios, mas com facilidade nos leva de um estado espiritual ao outro em segundos. E com os sentidos à flor da pele, interagimos ou reagimos de diversas formas. A imaginação pode ir longe com a influência de uma trilha de suspense em um filme e assim, buscando diversos objetivos através do som como euforia, ansiedade, paciência, agilidade e tantos outros sentimentos.
Com tantos sentimentos despertados, a criatividade por auxílio da música é apenas consequência. Podemos reagir melhor ao som de nossa preferência. Diversos são os fatores para que possamos aproveitar e nos desprender das inconstantes da vida, podendo nos elevar canalizando energias sonoras e as concentrando em ação ou pensamentos.
Dos AC DC’s até o balé clássico com os Tchaikowski’s, apurando sentidos e libertando para um transe criativo, muitas vezes inconsciente e desprendido de qualquer meio que possa tirar o foco, deixando assim o indivíduo inspirado a ponto de realizar ações além de suas capacidades.
Estilos de sons para uma sensação elevada são divergentes às características de cada um, muitas são as culturas e as influências que se simbolizam através do som, mas todos os grupos étnicos geram suas músicas nos mais diversos temas ou objetivos. Sendo assim, desde o início dos tempos somos movidos por este sentido que pode ser surpreendente.
Ouça o que te agrada, seja eclético e evite o que não agrada, não precisamos ir tão longe. Assim a diversidade facilitará com que você se sinta melhor em certas ações ou momentos do dia ou da noite. Mas como todos já sabemos, passar 8 horas com o fone no ouvido sem pausa pode cansar sua mente. O silêncio também é importante.
Abraço.
Fica algumas das páginas que visitei:
Universo
Cientista reconstrói som do big bang
Ondas eletromagnéticas
Brasil Escola: O que são ondas eletromagnéticas
Som
Som
Som: Uma jornada que transforma o silêncio em som
Audição
Léxico e Criatividade
Sentido da Audição
Comunicação
Primórdios da comunicação oral ao advento da escrita
África
Som e Design
Hipermídia para Aprendizagem: O som como elemento pedagógico em interfaces gráficas hipermidiáticas
Filme
Melhores discos de 2014
Melhores discos de 2014: 52 álbuns que você deveria ter ouvido
[sc:arthur-boettger ]