Lição sobre comunicação com Roger Waters e Pink Floyd - Blog Raffcom
 Tearing Down The Wall: Como Roger Waters e o Pink Floyd me deram a maior lição sobre comunicação de toda a minha vida

Tearing Down The Wall: Como Roger Waters e o Pink Floyd me deram a maior lição sobre comunicação de toda a minha vida

Faz parte do cotidiano de todo profissional criativo, procurar novas referências, fontes de inspirações e tendências que o ajudarão em suas criações, como já exploramos aqui quando falamos sobre o repertório criativo, porém, no último dia 29 de setembro, fui atingido em cheio, para minha surpresa, por algo que conheci por toda a minha vida.

Sendo um grande fã de Pink Floyd desde que me entendo por gente, fui acometido por um remorso terrível por ter perdido a apresentação ao vivo de Roger Waters, quando este passou pelo Brasil no dia 29 de setembro. Neste dia, fui ao cinema assistir a exibição única e mundial do filme “Roger Waters The Wall”, um misto de show da recente turnê que fez em comemoração ao épico álbum de 1979, com um documentário sobre os “muros” de sua vida, os quais serviram de inspiração e provocaram grandes impactos em sua obra. Mais do que isso, o filme entregou ao público uma profunda e sincera reflexão sobre temas que acometem a vida de todos nós, os muros que criamos para nos proteger, ou nos afastar de tudo que tem do outro lado. E cara… o golpe foi forte.

Seria uma grande pretensão querer descrever a qualidade sonora ou visual do tecnológico e grandioso show apresentado. Apenas essas coisas seriam suficientes para preencher qualquer um com tremenda inspiração e criatividade, porém, muito mais do que isso, a experiência oferece uma grande oportunidade de autoavaliação. Do minuto final do filme até colocar essas palavras no papel, tenho sido acompanhado por uma profunda reflexão, a nível pessoal e profissional, a respeito das barreiras que erguemos e temos tanta dificuldade em derrubar.

roger-waters-pink-floyd-the-wall

Falar sobre isolamento e comunicação, aliás, é extremamente válido e necessário, uma vez que a capacidade de se comunicar e se expressar, é uma das mais importantes ferramentas do ser humano. Todos nós já conhecemos alguém com dificuldades para se comunicar com outras pessoas e sabemos o quão difícil isso pode ser, tanto para aquele que se isola, quanto para aqueles que tentam superar esse muro erguido pela timidez. Em ambos os casos, as consequências são graves e sofridas.

capacidade-comunicao-expressao-pink-floyd-roger-walters-the-wall

Esses muros também podem ser erguidos pelos preconceitos e pela falta de empatia. A habilidade de vencer esses obstáculos todos os dias é essencial, não apenas para nós, profissionais da comunicação, mas para todas as pessoas. Nós, enquanto comunicadores, devemos nos habituar a enxergar tudo sob uma perspectiva diferente, sem medo ou restrições de rever e renovar nossos conceitos sobre tudo. É claro que se trata de uma tarefa árdua, muitas vezes dolorida, porém praticar tal habilidade todos os dias é capaz de nos transformar em muito mais do que apenas profissionais melhores, mas em pessoas melhores.

reflexao-comunicacao-perspectiva-diferente

Para fortalecer e tecer sua reflexão sobre o tema, deixo como sugestão ouvir o excelente álbum The Wall (1979), assistir o filme de 1982 ou assistir o filme/show “Roger Waters The Wall” quando este sair em Blu-ray ou DVD (se possível faça todas essas coisas).

Poderíamos seguir adiante no assunto e fazer um comparativo entre essa capacidade de vencer os muros da comunicação e a tendência do marketing 3.0, que prioriza a troca de valores e aproximação entre empresas e pessoas baseando-se na comunicação direta, sincera e espontânea, sem o uso de clichês e estereótipos, mas esse tema fica para uma próxima. Por hora, vamos nos concentrar em conhecer e derrubar nossos próprios muros.

TEAR DOWN THE WALL.

Obrigado Roger Waters.

roger-waters-the-wall-licao-comunicacao-expressao

Arthur escreveu isso ouvindo: Pink Floyd – Mother (e todo o álbum The Wall) ouvindo

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Arthur Bastian Redator

Arthur Bastian

Redator

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Páginas com erro 404 na experiência de usuário

Todo mundo já acessou uma página e apareceu erro 404 “not found”, não é mesmo? As páginas com erro 404 sempre foram consideradas algo terrível por todos, talvez por conta do seu layout pouco amigável. Porém, elas são apenas um aviso de que o servidor não conseguiu achar o destino em questão. Atualmente, essas páginas […]

Como instalar o Google Analytics

Quando pensamos em estratégias digitais, pensamos também em uma infinidade de oportunidades que esse universo pode nos trazer, correto? Correto! Mas junto com as grandes oportunidades, vêm os inúmeros desafios que acabam colocando em “xeque” a perseverança de qualquer profissional com conhecimento na área. Às vezes (leia-se muitas vezes) temos dados suficientes que podem nos […]

10 coisas que você precisa pensar antes de investir em Marketing Digital

O mercado digital está em plena expansão. Novas mídias, plataformas e comportamentos surgem todos os dias. A forma de divulgar produtos vem mudando drasticamente nas últimas décadas, principalmente pelas novas possibilidades apresentadas pelo Marketing Digital. Já falamos sobre a importância da presença on-line das empresas, mas você não pode aparecer de qualquer jeito. Vamos com […]