Tendências de Social Ads em 2018 - Blog Raffcom
 Tendências de Social Ads em 2018

Tendências de Social Ads em 2018

Estimulados pela retomada do crescimento econômico, os investimentos em estratégias online prometem ser maiores em 2018. Porém, de nada adianta investir seu dinheiro no ambiente online, sem uma estratégia consistente para captar clientes. Sendo assim, confira a seguir as principais tendências de Social Ads em 2018 para alcançar o sucesso da sua empresa.

Limitação do alcance orgânico

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Desde 2014, o Facebook está diminuindo o alcance orgânico das publicações, abrindo espaço para que o feed de notícias seja composto, em sua maioria, por publicações de familiares e amigos, mantendo o objetivo da rede social, que é entregar conteúdo de qualidade aos usuários.

Em 2017, esse alcance ficou ainda menor, com uma queda de 20% e no ano seguinte não será diferente. Com isso, o impulsionamento de posts por meio de estratégias bem elaboradas no Facebook Business Manager apresenta-se como  uma ótima saída e o patrocínio cada vez maior de posts que geram engajamento com os fãs se fortalece como uma das tendências para 2018.

Publicações em vídeo continuam em alta

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O formato de vídeo atende melhor a natureza visual da aprendizagem. Prova disso são as estatísticas, que mostram a maior parte da população propensa a assistir a um vídeo do que ler um texto em um blog. Desta forma, é evidente que as empresas continuarão a investir neste formato, impulsionados pelos algoritmos das redes sociais, que priorizam a entrega de vídeos.

Prova destes dados foi a decisão do Linkedin de adotar o formato de vídeo nas postagens orgânicas. A novidade deu tão certo que a opção de patrocinar vídeos em sua ferramenta de anúncios foi anunciada para o primeiro semestre de 2018. Uma novidade necessária à rede social que é focada nos negócios B2B.

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Versão beta dos anúncios no formato de vídeo no Linkedin

Expansão de transmissões ao vivo

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Como já mencionamos, a geração de conteúdo por meio de vídeo vai continuar em alta em 2018, porém, os vídeos contarão com um poder a mais: a força das transmissões ao vivo.

Ao realizar transmissões ao vivo, as marcas conseguem reter a atenção dos seus fãs para aquele exato momento. E o poder do “aqui e agora” das redes sociais é um argumento muito forte para a conversão.

Além do Facebook Live, outras plataformas estão crescendo neste ambiente, é caso do Crowdcast, Periscope  e da DaCast.

O crescimento no uso da realidade aumentada

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As tecnologias de realidade aumentada estão sendo utilizadas com mais frequência em diversos meios. Segundo estimativas da IDC, até 2021 os gastos totais com serviços e produtos do setor de realidade virtual e aumentada devem alcançar US$ 215 bilhões.

Frente a este cenário, o Facebook está pronto para lançar o Spaces em 2018 (um app de realidade virtual) e é provável que este seja o primeiro produto de realidade virtual em rede social bem-sucedido e em grande escala.

As grandes soluções de anúncios para estes formatos provavelmente não estarão disponíveis por hora, devido a realidade dos hardwares e softwares encontrados no mercado. Mas vale a pena ficar de olhos bem abertos para as mudanças que teremos graças a esta tecnologia

Redes sociais com políticas de anúncio mais fortes

Após uma série de eventos envolvendo as redes sociais, onde influenciadores estavam utilizando o poder destas plataformas para difundir os seus discursos de ódio, grandes empresas como Twitter e Facebook investiram em maior controle de conteúdo.

O Facebook, por exemplo, anunciou que iria contratar cerca de 3 mil funcionários, focados no controle de conteúdos violentos na rede social. Isso faz com que as empresas pensem muito mais sobre como vão transmitir a sua mensagem, evitando contrariar qualquer política de anúncio nas redes sociais.

Aumento da popularidade do Instagram Stories

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Com pouco mais de um ano de idade, o Instagram Stories, conta com mais de 200 milhões de usuários por mês e, se este crescimento se manter, até o final de 2018 metade dos usuários do Instagram estarão utilizando o Stories. Para as empresas que desejam conquistar estes usuários, é necessário dominar a ferramenta desde já, pois ela será uma grande aposta para os posts patrocinados.

Chatbots continuam crescendo

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Sendo cada vez mais comum o acesso à internet, ficamos acostumados a ter as informações que queremos de maneira quase que imediata. Por isso foram criados os chatbots, que nada mais são do que programas de computador simulando seres humanos em conversas com as pessoas. Os chatbots dão às empresas a oportunidade de responderem seus clientes de forma inteligente e ágil.

Essas respostas prontas podem ser algo simples, como “Obrigado por entrar em contato. Em breve iremos lhe atender!”. Até respostas mais complexas, que guiam o usuário até a finalização de sua compra.

Por meio do Business Manager do Facebook, já é possível fazer campanhas focadas em iniciar conversas pelo Messenger. E tudo indica que, impulsionado pela grande adesão das marcas aos chatbots, em 2018 o Facebook apresentará novas soluções para os seus anunciantes com foco nesses programas.

Foco na Geração Z

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Esta geração é formada por aqueles que estão chegando aos 20 e poucos anos de idade, ingressando com força no mercado de trabalho, com opinião formada sobre os mais diversos assuntos e com um enorme poder de compra.

É a geração nativa da internet, que cresceu em uma época que a rede mundial de computadores já estava consolidada e, por isso, possui necessidade e também uma enorme facilidade em utilizar a tecnologia.

Este é o momento de repensar as estratégias e atuar de maneira eficaz na captação destes consumidores, que tem como “quintal de casa” as mídias sociais, dentre as quais destacam-se o Instagram, Facebook, Snapchat, YouTube, Tumblr, Twitter e Pinterest.

Estas são as maiores tendências de Social Ads em 2018, se você tem algo a acrescentar ao nosso tema ou se surgiu alguma dúvida, fique à vontade para utilizar o campo de comentários abaixo.

Até a próxima!

                  lucas-marchi-analista-social-ads

Lucas Marchi

Analista de Social Ads

blog@raffcom.com.br

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