Testes A/B e Testes Multivariáveis
 Testes A/B e Testes Multivariáveis

Testes A/B e Testes Multivariáveis

Hoje vamos falar de um assunto que é super-ultra-mega focado em resultados.
Ao traçar uma estratégia digital (seja ela qual for), você tem premissas básicas que devem ser seguidas e respeitadas, algumas são: objetividade estratégica, processo de metrificação, identificação de target, adaptabilidade de canais, processo de mensuração, otimização, etc.
Vamos detalhar uma estratégia que ao meu ver engloba todos os departamentos de inteligência de um núcleo digital de uma agência e/ou empresa: testes A/B e multivariáveis. Antes de começar temos que estar cientes que, a estratégia que funciona para o cliente “X”, provavelmente não irá funcionar para o cliente “Y”. O porquê disso é que são públicos diferentes e não devem ser tratados de maneira igualitária.

Vamos lá… Testes A/B são quase como um pote de ouro

Esses testes são indicados para testar duas opções de distribuição de elementos em determinadas páginas, layouts, peças, etc. O intuito desta variação de informações é para identificar qual tem uma performance melhor e assim otimizar suas estratégias de acordo com a experiência que os usuários terão ao serem expostos aos seus testes.

Na imagem abaixo temos no arquivo “A” a mesma distribuição de elementos que o arquivo “B”, o que muda neste caso é a cor aplicada no CTA (call to action), um é verde, outro é azul (lembrando que é só um exemplo, quando você fizer o teste, é indicado trabalhar com mudanças em mais elementos que podem influenciar nas conversões). A distribuição do tráfego ocorrerá de maneira uniforme, ou seja, digamos que uma campanha gerou um tráfego para o seu site de 100 usuários para a lading page deste produto, 50 usuários irão receber o produto como o arquivo “A” e 50 irão receber o produto como no arquivo “B”, a partir desta análise já se pode identificar qual tem uma performance melhor e preparar novos testes (nunca pare de testar).

teste-a-b

* imagem ciashop

Se a sua leitura chegou até aqui, você vai adorar o que vem pela frente. Antes os testes podiam ser feitos através da Optimizely (ferramenta da Google) e atualmente temos a opção de fazer esses testes diretamente no Google Analytics. Os testes A/B podem ser aplicados em templates de e-mail marketing (opção nativa de algumas plataformas), captação de leads, ações mobile, entre outras. Abaixo podemos visualizar uma simulação de teste no dashboard do Google Analytics.

testes-multivariaveis

Com o vídeo abaixo você vai constatar tudo que descrevi aqui acima:

Tudo lindo e maravilho, né?! Vamos complicar um pouco então!

Vamos falar de testes multivariáveis, os tais testes que muitas pessoas confundem com testes A/B, apesar da semelhança, eles se diferem na hora da execução e mensuração dos dados coletados. Para facilitar seu entendimento: testes A/B você geralmente trabalha com duas variáveis e os testes multivariáveis, como o próprio prefixo da palavra detalha, são muitas variáveis que podem ser testadas em busca da otimização dos resultados. Com os testes multivariáveis você pode testar mais opções de títulos, variações de cores e formas de CTA, mudanças nas informações de produtos e o que mais você quiser testar. As combinações testadas vão te auxiliar no processo de identificação das opções que tem o melhor desempenho para o seu negócio, seja qual for seu objetivo (vendas, geração de leads, etc). Vale ressaltar que os testes devem ser iniciados quando há objetivos bem estruturados e não devem ser feitos apenas por serem feitos. Uma frase que me acompanha há muito tempo: “O difícil não é ter as informações, mas sim o que fazer com elas.”

testes-multivariaveis-possibilidades

Para finalizar eu deixo uma dica:

Se você não tem um site com um tráfego significativo, é melhor ir com calma e focar em outras estratégias, testes feitos em sites de empresas iniciantes podem não conter uma quantidade relevante de dados, o que pode ocasionar em uma análise prematura e dar direcionamentos incorretos. E aí, vamos começar? Bons testes!

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