Testes A/B e Testes Multivariáveis
 Testes A/B e Testes Multivariáveis

Testes A/B e Testes Multivariáveis

Hoje vamos falar de um assunto que é super-ultra-mega focado em resultados.
Ao traçar uma estratégia digital (seja ela qual for), você tem premissas básicas que devem ser seguidas e respeitadas, algumas são: objetividade estratégica, processo de metrificação, identificação de target, adaptabilidade de canais, processo de mensuração, otimização, etc.
Vamos detalhar uma estratégia que ao meu ver engloba todos os departamentos de inteligência de um núcleo digital de uma agência e/ou empresa: testes A/B e multivariáveis. Antes de começar temos que estar cientes que, a estratégia que funciona para o cliente “X”, provavelmente não irá funcionar para o cliente “Y”. O porquê disso é que são públicos diferentes e não devem ser tratados de maneira igualitária.

Vamos lá… Testes A/B são quase como um pote de ouro

Esses testes são indicados para testar duas opções de distribuição de elementos em determinadas páginas, layouts, peças, etc. O intuito desta variação de informações é para identificar qual tem uma performance melhor e assim otimizar suas estratégias de acordo com a experiência que os usuários terão ao serem expostos aos seus testes.

Na imagem abaixo temos no arquivo “A” a mesma distribuição de elementos que o arquivo “B”, o que muda neste caso é a cor aplicada no CTA (call to action), um é verde, outro é azul (lembrando que é só um exemplo, quando você fizer o teste, é indicado trabalhar com mudanças em mais elementos que podem influenciar nas conversões). A distribuição do tráfego ocorrerá de maneira uniforme, ou seja, digamos que uma campanha gerou um tráfego para o seu site de 100 usuários para a lading page deste produto, 50 usuários irão receber o produto como o arquivo “A” e 50 irão receber o produto como no arquivo “B”, a partir desta análise já se pode identificar qual tem uma performance melhor e preparar novos testes (nunca pare de testar).

teste-a-b

* imagem ciashop

Se a sua leitura chegou até aqui, você vai adorar o que vem pela frente. Antes os testes podiam ser feitos através da Optimizely (ferramenta da Google) e atualmente temos a opção de fazer esses testes diretamente no Google Analytics. Os testes A/B podem ser aplicados em templates de e-mail marketing (opção nativa de algumas plataformas), captação de leads, ações mobile, entre outras. Abaixo podemos visualizar uma simulação de teste no dashboard do Google Analytics.

testes-multivariaveis

Com o vídeo abaixo você vai constatar tudo que descrevi aqui acima:

Tudo lindo e maravilho, né?! Vamos complicar um pouco então!

Vamos falar de testes multivariáveis, os tais testes que muitas pessoas confundem com testes A/B, apesar da semelhança, eles se diferem na hora da execução e mensuração dos dados coletados. Para facilitar seu entendimento: testes A/B você geralmente trabalha com duas variáveis e os testes multivariáveis, como o próprio prefixo da palavra detalha, são muitas variáveis que podem ser testadas em busca da otimização dos resultados. Com os testes multivariáveis você pode testar mais opções de títulos, variações de cores e formas de CTA, mudanças nas informações de produtos e o que mais você quiser testar. As combinações testadas vão te auxiliar no processo de identificação das opções que tem o melhor desempenho para o seu negócio, seja qual for seu objetivo (vendas, geração de leads, etc). Vale ressaltar que os testes devem ser iniciados quando há objetivos bem estruturados e não devem ser feitos apenas por serem feitos. Uma frase que me acompanha há muito tempo: “O difícil não é ter as informações, mas sim o que fazer com elas.”

testes-multivariaveis-possibilidades

Para finalizar eu deixo uma dica:

Se você não tem um site com um tráfego significativo, é melhor ir com calma e focar em outras estratégias, testes feitos em sites de empresas iniciantes podem não conter uma quantidade relevante de dados, o que pode ocasionar em uma análise prematura e dar direcionamentos incorretos. E aí, vamos começar? Bons testes!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Google Analytics: Aprenda a criar Painéis Personalizados

Uma das melhores maneiras de entender dados e interpretar métricas que realmente importam para um negócio é selecionando KPIs saudáveis para a operação de uma empresa. Indo de encontro a isso, uma das etapas do processo de web analytics, que de certa forma otimiza o processo como um todo, é a criação de painéis personalizados no Google […]

Vaga para Analista de E-mail Marketing

Gosta de se comunicar por e-mails e odeia receber spam? Perfeito, pois estamos com uma vaga para Analista de E-mail Marketing 😁 ATIVIDADES: Planejamento e desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing; Construir e-mails marketing em html e responsivos; Gerenciamento de automação dos disparos, segmentação de público e identificação de novas oportunidades; Análise de resultados e comportamento […]

5 dicas para uma segmentação de sucesso no Facebook Ads

Você já se perguntou por que suas campanhas não convertem? A resposta pode estar na segmentação dos seus anúncios. Por mais que seu produto seja bom, o desconto seja chamativo e o seu atendimento seja de qualidade, de nada adianta oferecê-lo para alguém que nem sabe do que você está falando ou que não está […]