Instale Google Tag Manager? - Veja aqui - Blog Raffcom
 Usando o Google Tag Manager (GTM)

Usando o Google Tag Manager (GTM)

No dinamismo em que as coisas acontecem no universo digital, é muito importante termos opções que maximizem nosso fluxo operacional e, o Google Tag Managerauxilia nisto com perfeição. A ferramenta permite a autonomia dos profissionais atuantes nas áreas de Marketing Digital, fazendo com que deixem de lado aquela certa “dependência” de webmasters e de empresas terceirizadas que são responsáveis pela inclusão dos códigos no site.

Por que usar o Google Tag Manager?

A ferramenta é uma solução da Google para auxiliar na implementação de algumas tags dentro de sites, excluindo a necessidade de se utilizar recursos muito complexos na hora de inserir códigos. O GTM torna o planejamento de inserção de tags muito mais ágil.

Imagine que você precisa inserir com frequência códigos em um site, mas não tem muito conhecimento em html (até porque seu foco é outro).  Utilizando Google Tag Manager, você irá conseguir centralizar todo o fluxo de implementação de tags.

instalar-google-tag-manager

Quanto custa para ter acesso ao GTM?

A ferramenta de gestão de tags da Google não tem custo e pode ser gerenciada por qualquer profissional independente (ou agência) que precise de mais autonomia no processo de metrificação e inserção de tags de terceiros – o GTM aceita tags de outras ferramentas, não apenas de soluções pertencentes à Google.

Como instalar?

Comece acessando o site do GTM e faça login com um e-mail (g-mail) válido, de preferência um que você já use para outras soluções da Google, como o Analytics, por exemplo.

Em seguida (com o login feito), você irá criar a conta no Google Tag Manager e inserir o nome da sua empresa.

Aqui na agência, nós criamos uma conta para cada site (por questão de organização), mas você pode controlar vários sites com apenas uma conta.

instalar-google-tag-manager-2

Após passar por esta etapa inicial, o próximo passo será criar um contêiner (onde será feito a gestão dos códigos necessários). Coloque um nome que realmente identifique o site (aqui na Raffcom usamos o domínio para identificar cada contêiner), em seguida selecione “WEB” e conclua.

instalar-google-tag-manager-3

Você deve aceitar os termos de instalação do Google Tag Manager para dar continuidade.

Feito isso, aparecerá o código que deve ser inserido em todas as páginas do seu site (depois da abertura da tag <body>).  Este código poderá ser o último que um desenvolvedor colocará no html do site. (A tão esperada independência de tags) – Oba!

instalara-google-tag-manager-4

Quais tags podem ser inseridas no GTM?

Após concluída a instação , é hora de iniciar a instalação das tags que você precisa. Conforme já falamos, o GTM permite a instalação de tags de terceiros e não somente de soluções pertencentes à Google.

Um exemplo disso é que, se você selecionar a opção “tags” na lateral esquerda do painel e optar por criar uma nova tag, irá notar que por padrão, já existem algumas opções.

instalar-google-tag-manager-5

Eu espero que o Google Tag Manager consiga ser para você, tão bom quanto ele é para a Raff.

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

O que vai mudar para anunciantes com as novas reações do Facebook?

Nas últimas semanas os profissionais de mídias sociais entraram em polvorosa quando o Mark Zuckeberg anunciou que o botão “curtir” não seria o suficiente para expressar nossos sentimentos em determinadas publicações. Com este anúncio logo surgiu a especulação sobre o botão de “não curti”, porém nesta última semana foi anunciado os botões de reações do […]

Como contar histórias com a arte do Storytelling (Parte 2/2)

Na primeira parte desse texto, explicamos os arquétipos e a importância dessa ferramenta para a criação de uma boa história e de um bom personagem. Agora é hora de explicar o conceito da Jornada do Herói, que serve de espinha dorsal para inúmeras obras da ficção e não ficção. Lançado em 1949, com o livro […]

Métricas nas redes sociais: o que são e por que são importantes

Um dos pontos cruciais para que qualquer empresa consiga estabelecer uma estratégia de redes sociais eficiente, é saber como realizar uma boa análise de métricas. No entanto, muitos empresários ainda não sabem como colocar esse conceito em prática ou sequer conhecem a importância dessa tática para os seus negócios. Pensando nisso, preparamos esse artigo para […]