Instale Google Tag Manager - Raffcom Agência Full Service
 Usando o Google Tag Manager (GTM)

Usando o Google Tag Manager (GTM)

Hoje escrevo para compartilhar uma das minhas ferramentas preferidas, o Google Tag Manager.

No dinamismo em que as coisas acontecem no universo digital, é muito importante termos opções que maximizem nosso fluxo operacional e, o Google Tag Manager, auxilia nisto com perfeição. A ferramenta permite a autonomia dos profissionais atuantes nas áreas de Marketing Digital, fazendo com que deixem de lado aquela certa “dependência” de webmasters e de empresas terceirizadas que são responsáveis pela inclusão dos códigos no site.

Por que usar o Google Tag Manager?

A ferramenta é uma solução da Google para auxiliar na implementação de algumas tags dentro de sites, excluindo a necessidade de se utilizar recursos muito complexos na hora de inserir códigos. O GTM torna o planejamento de inserção de tags muito mais ágil.

Imagine que você precisa inserir com frequência códigos em um site, mas não tem muito conhecimento em html (até porque seu foco é outro).  Utilizando Google Tag Manager, você irá conseguir centralizar todo o fluxo de implementação de tags.

instalar-google-tag-manager

Quanto custa para ter acesso ao Google Tag Manager?

A ferramenta de gestão de tags da Google não tem custo e pode ser gerenciada por qualquer profissional independente (ou agência) que precise de mais autonomia no processo de metrificação e inserção de tags de terceiros – o GTM aceita tags de outras ferramentas, não apenas de soluções pertencentes à Google.

Como instalar o Google Tag Manager?

Comece acessando o site do GTM e faça login com um e-mail (g-mail) válido, de preferência um que você já use para outras soluções da Google, como o Analytics, por exemplo.

Em seguida (com o login feito), você irá criar a conta no Google Tag Manager e inserir o nome da sua empresa.

Aqui na agência, nós criamos uma conta para cada site (por questão de organização), mas você pode controlar vários sites com apenas uma conta.

instalar-google-tag-manager-2

Após passar por esta etapa inicial, o próximo passo será criar um contêiner (onde será feito a gestão dos códigos necessários). Coloque um nome que realmente identifique o site (aqui na Raffcom usamos o domínio para identificar cada contêiner), em seguida selecione “WEB” e conclua.

instalar-google-tag-manager-3

Você deve aceitar os termos de instalação do Google Tag Manager para dar continuidade.

Feito isso, aparecerá o código que deve ser inserido em todas as páginas do seu site (depois da abertura da tag <body>).  Este código poderá ser o último que um desenvolvedor colocará no html do site. (A tão esperada independência de tags) – Oba!

instalara-google-tag-manager-4

Quais tags podem ser inseridas no GTM?

Após concluída a instação do Google Tag Manager, é hora de iniciar a instalação das tags que você precisa. Conforme já falamos, o GTM permite a instalação de tags de terceiros e não somente de soluções pertencentes à Google.

Um exemplo disso é que, se você selecionar a opção “tags” na lateral esquerda do painel do Google Tag Manager e optar por criar uma nova tag, irá notar que por padrão, já existem algumas opções.

instalar-google-tag-manager-5

Eu espero que o Google Tag Manager consiga ser para você, tão bom quanto ele é para a Raff.

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Positividade no ambiente de trabalho

Você já deve ter percebido que com positividade no ambiente de trabalho as coisas dão muito mais certo. Mas porque uma pessoa que enfrenta as situações do dia a dia de forma positiva têm muito mais chances de ser bem sucedida que o contrário? Vamos pensar que você tenha uma apresentação importante para fazer no […]

Conheça 4 ferramentas gratuitas de e-mail marketing

Já destacamos neste post, o que você deve fazer para escolher um disparador que se adeque as suas campanhas. Agora é hora de indicar algumas ferramentas gratuitas de e-mail marketing para impulsionar e facilitar o alcance dos melhores resultados. Se você deseja navegar na internet e aproveitar ao máximo suas funcionalidades, será crucial ter um […]

O que é Business Intelligence (BI)?

Diante de um cenário em constante mudança, da imensidão de dados gerados e da cobrança por decisões mais produtivas, o Business Intelligence (BI), ou Inteligência de Negócios, surge para auxiliar gestores e empresas na elaboração de estratégias mais assertivas. Para compreender esta geração, que nasce conectada à internet e aos smartphones, o business intelligence reúne os dados […]