Instale Google Tag Manager? - Veja aqui - Blog Raffcom
 Usando o Google Tag Manager (GTM)

Usando o Google Tag Manager (GTM)

No dinamismo em que as coisas acontecem no universo digital, é muito importante termos opções que maximizem nosso fluxo operacional e, o Google Tag Managerauxilia nisto com perfeição. A ferramenta permite a autonomia dos profissionais atuantes nas áreas de Marketing Digital, fazendo com que deixem de lado aquela certa “dependência” de webmasters e de empresas terceirizadas que são responsáveis pela inclusão dos códigos no site.

Por que usar o Google Tag Manager?

A ferramenta é uma solução da Google para auxiliar na implementação de algumas tags dentro de sites, excluindo a necessidade de se utilizar recursos muito complexos na hora de inserir códigos. O GTM torna o planejamento de inserção de tags muito mais ágil.

Imagine que você precisa inserir com frequência códigos em um site, mas não tem muito conhecimento em html (até porque seu foco é outro).  Utilizando Google Tag Manager, você irá conseguir centralizar todo o fluxo de implementação de tags.

instalar-google-tag-manager

Quanto custa para ter acesso ao GTM?

A ferramenta de gestão de tags da Google não tem custo e pode ser gerenciada por qualquer profissional independente (ou agência) que precise de mais autonomia no processo de metrificação e inserção de tags de terceiros – o GTM aceita tags de outras ferramentas, não apenas de soluções pertencentes à Google.

Como instalar?

Comece acessando o site do GTM e faça login com um e-mail (g-mail) válido, de preferência um que você já use para outras soluções da Google, como o Analytics, por exemplo.

Em seguida (com o login feito), você irá criar a conta no Google Tag Manager e inserir o nome da sua empresa.

Aqui na agência, nós criamos uma conta para cada site (por questão de organização), mas você pode controlar vários sites com apenas uma conta.

instalar-google-tag-manager-2

Após passar por esta etapa inicial, o próximo passo será criar um contêiner (onde será feito a gestão dos códigos necessários). Coloque um nome que realmente identifique o site (aqui na Raffcom usamos o domínio para identificar cada contêiner), em seguida selecione “WEB” e conclua.

instalar-google-tag-manager-3

Você deve aceitar os termos de instalação do Google Tag Manager para dar continuidade.

Feito isso, aparecerá o código que deve ser inserido em todas as páginas do seu site (depois da abertura da tag <body>).  Este código poderá ser o último que um desenvolvedor colocará no html do site. (A tão esperada independência de tags) – Oba!

instalara-google-tag-manager-4

Quais tags podem ser inseridas no GTM?

Após concluída a instação , é hora de iniciar a instalação das tags que você precisa. Conforme já falamos, o GTM permite a instalação de tags de terceiros e não somente de soluções pertencentes à Google.

Um exemplo disso é que, se você selecionar a opção “tags” na lateral esquerda do painel e optar por criar uma nova tag, irá notar que por padrão, já existem algumas opções.

instalar-google-tag-manager-5

Eu espero que o Google Tag Manager consiga ser para você, tão bom quanto ele é para a Raff.

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

Como acelerar e otimizar os resultados do processo de criação

Grande parte de nós traz consigo alguma maneira de se preparar para um novo projeto, tanto no profissional quanto no pessoal. Alguns de nós traça metas, cria tabelas de acompanhamento, desenvolve ou aprimora outros métodos. De alguma maneira estamos sempre nos aprimorando  para criar um suporte para controlar essas etapas que nos acompanharão ao longo […]

Qual a diferença entre e-mail marketing e newsletter

Quando falamos em e-mail marketing, logo vem à cabeça aquele velho e conhecido e-mail comercial que enche a nossa caixa de entrada tentando vender alguma coisa. O fato é que existem outros formatos, com utilizações específicas para cada etapa do funil de vendas, como a newsletter e o e-mail transacional, por exemplo. A possibilidade de […]

A Importância do Marketing Digital para a sua Empresa

É de senso comum que para ter sucesso em suas ações, uma companhia precisa estar sempre atenta aos hábitos dos consumidores, no intuito de chegar cada vez mais perto do seu público-alvo. E, graças a internet e a globalização, investir em marketing digital para a sua empresa tornou-se imprescindível para viabilizar essa aproximação. Partindo do […]