Instale Google Tag Manager - Raffcom Agência Full Service
 Usando o Google Tag Manager (GTM)

Usando o Google Tag Manager (GTM)

Hoje escrevo para compartilhar uma das minhas ferramentas preferidas, o Google Tag Manager.

No dinamismo em que as coisas acontecem no universo digital, é muito importante termos opções que maximizem nosso fluxo operacional e, o Google Tag Manager, auxilia nisto com perfeição. A ferramenta permite a autonomia dos profissionais atuantes nas áreas de Marketing Digital, fazendo com que deixem de lado aquela certa “dependência” de webmasters e de empresas terceirizadas que são responsáveis pela inclusão dos códigos no site.

Por que usar o Google Tag Manager?

A ferramenta é uma solução da Google para auxiliar na implementação de algumas tags dentro de sites, excluindo a necessidade de se utilizar recursos muito complexos na hora de inserir códigos. O GTM torna o planejamento de inserção de tags muito mais ágil.

Imagine que você precisa inserir com frequência códigos em um site, mas não tem muito conhecimento em html (até porque seu foco é outro).  Utilizando Google Tag Manager, você irá conseguir centralizar todo o fluxo de implementação de tags.

instalar-google-tag-manager

Quanto custa para ter acesso ao Google Tag Manager?

A ferramenta de gestão de tags da Google não tem custo e pode ser gerenciada por qualquer profissional independente (ou agência) que precise de mais autonomia no processo de metrificação e inserção de tags de terceiros – o GTM aceita tags de outras ferramentas, não apenas de soluções pertencentes à Google.

Como instalar o Google Tag Manager?

Comece acessando o site do GTM e faça login com um e-mail (g-mail) válido, de preferência um que você já use para outras soluções da Google, como o Analytics, por exemplo.

Em seguida (com o login feito), você irá criar a conta no Google Tag Manager e inserir o nome da sua empresa.

Aqui na agência, nós criamos uma conta para cada site (por questão de organização), mas você pode controlar vários sites com apenas uma conta.

instalar-google-tag-manager-2

Após passar por esta etapa inicial, o próximo passo será criar um contêiner (onde será feito a gestão dos códigos necessários). Coloque um nome que realmente identifique o site (aqui na Raffcom usamos o domínio para identificar cada contêiner), em seguida selecione “WEB” e conclua.

instalar-google-tag-manager-3

Você deve aceitar os termos de instalação do Google Tag Manager para dar continuidade.

Feito isso, aparecerá o código que deve ser inserido em todas as páginas do seu site (depois da abertura da tag <body>).  Este código poderá ser o último que um desenvolvedor colocará no html do site. (A tão esperada independência de tags) – Oba!

instalara-google-tag-manager-4

Quais tags podem ser inseridas no GTM?

Após concluída a instação do Google Tag Manager, é hora de iniciar a instalação das tags que você precisa. Conforme já falamos, o GTM permite a instalação de tags de terceiros e não somente de soluções pertencentes à Google.

Um exemplo disso é que, se você selecionar a opção “tags” na lateral esquerda do painel do Google Tag Manager e optar por criar uma nova tag, irá notar que por padrão, já existem algumas opções.

instalar-google-tag-manager-5

Eu espero que o Google Tag Manager consiga ser para você, tão bom quanto ele é para a Raff.

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

O que são e como criar anúncios dinâmicos na rede de pesquisa?

Os anúncios dinâmicos na rede de pesquisa são a forma mais fácil e rápida de exibir e encontrar potenciais clientes no Google. Ela é ideal para anunciantes que possuem muitos produtos ou um site bem estruturado, já que a segmentação é feita com base no site. Ela também pode ser de extrema importância para preencher […]

A Importância do Marketing Digital para a sua Empresa

É de senso comum que para ter sucesso em suas ações, uma companhia precisa estar sempre atenta aos hábitos dos consumidores, no intuito de chegar cada vez mais perto do seu público-alvo. E, graças a internet e a globalização, investir em marketing digital para a sua empresa tornou-se imprescindível para viabilizar essa aproximação. Partindo do […]

5 ferramentas de Business Intelligence (BI)

Quando nos conectamos aos nossos smartphones ou computadores, não temos noção da quantidade de dados e informações que são gerados, não é mesmo? Para se ter uma ideia, nos últimos dois anos foram geradas 90% das informações que consumimos hoje. Em 2019 esse número será equivalente a 64 vezes o volume gerado pela internet em […]