Vamos Analisar os Acessos ao Site de Maneira Deparada?
 Vamos Analisar os Acessos ao Site de Maneira Separada?

Vamos Analisar os Acessos ao Site de Maneira Separada?

Para analisar suas ações e seus resultados de forma separada no Google Analytics, uma configuração muito indicada é a criação de novas visualizações na conta. Assim você separa o tráfego do site utilizando filtros de acordo com a origem e mídia inserida na URL parametrizada das campanhas (caso você ainda não trabalhe com parâmetros nos seus links, clique aqui e comece ainda hoje).

Aqui na Raff existem algumas visualizações obrigatórias, que criamos para todos os clientes, e algumas opcionais, que são criadas de acordo com as ações, ramo do cliente, etc. Antes de começar, lembre-se: só é possível inserir filtros se o usuário tiver permissão para isso na conta e não crie filtros ou exclua a visualização com todos os dados do site (após criar filtros ou excluir uma visualização, os dados não serão mais recuperados).

Como o método é o mesmo para todas as visualizações, vou explicar como criamos para acompanhar os acessos com origem de campanhas do Google AdWords. As campanhas do AdWords já são configuradas para ter parametrização automática (a não ser que esta função seja desabilitada na conta), então os links já possuem parâmetros padrão. Primeiro é preciso criar a visualização. Para isso, acesse a área “Administrador”, selecione a conta desejada, a propriedade desejada e na área visualizar, clique em “Todos os dados de website” e “Criar nova visualização”. Vamos nomear como “Adwords” e configurar o fuso horário adequado.

criar-vista-propriedade-analytics

Após criar a visualização, é preciso criar os filtros para que não apareçam todos os dados, somente os dados desejados. Para isso, acesse a área “Administrador”, a conta e a propriedade desejada, a visualização que acabamos de criar (Adwords), e clique em filtros. O primeiro que vamos criar é o de origem da campanha. Na página para adicionar o filtro, escolha o método criar novo filtro, nomeie como “Origem – Google” e selecione o tipo “personalizado”. Nas opções que aparecem a seguir, selecione “Incluir”, em campo do filtro procure e selecione “origem da campanha”, no padrão de filtro digite “google” e clique em salvar.

parametrizar-origem-analytics

Só com o filtro de origem criado, todos os dados apresentados na visualização teriam como origem o Google, independente de acesso orgânico ou de campanhas do Google AdWords. Sendo assim, também precisamos criar o filtro de mídia, para filtrar somente os acessos por anúncios no Google AdWords. O processo é praticamente o mesmo do filtro de origem, com algumas alterações. Nomeie este filtro como “Mídia – CPC”, em campo do filtro procure por “mídia da campanha”, no padrão de filtro digite “cpc” e salve.

parametrizar-midia-analytics

Agora todos os dados exibidos nesta visualização são somente de acessos que vieram de campanhas no Google AdWords. Caso você queira acompanhar dados de acessos de campanhas de CPM do AdWords, a dica é criar uma nova visualização, pois os filtros funcionam na sequência que são cadastrados, assim, se você inserir mais um filtro de mídia nesta visualização, não serão captados os dados.

Como limite do Google Analytics é de até 25 visualizações por propriedade, você pode usar este mesmo método para acompanhar os acessos do Facebook, e-mail marketing e orgânicos, por exemplo, apenas criando novas visualizações e inserindo os padrões de filtro de acordo com a origem e mídia dos acessos. Um abraço e até a próxima!

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Ewerton Silva Gerente de Projetos

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