Velocidade de carregamento de um site - Blog Raffcom
 Velocidade de carregamento de um site

Velocidade de carregamento de um site

A velocidade do carregamento de um site tem muita importância em SEO. Porém, muitas pessoas não dão a devida atenção a esse fator e acabam tornando seu site um verdadeiro teste de paciência para o usuário.

Uma pesquisa feita pela Akamai, juntamente com a Forrester Consulting, concluiu que 40% dos consumidores não esperam mais do que 3 segundos pelo carregamento de uma página. Depois disso, eles abandonam o site. Ainda de acordo com o Google, a velocidade de carregamento é um dos 200 principais fatores de ranqueamento. Ou seja, um site lento não prejudica apenas a experiência do usuário, mas também sua posição nos resultados de busca.

Mesmo com um conteúdo excelente, a velocidade de carregamento, em relação à de seus concorrentes, é um dos pontos influenciadores no posicionamento orgânico dos sites na página de resultados.

Importância da velocidade de carregamento

importância velocidade de carregamento - Velocidade de carregamento de um site

Ter um site com uma boa velocidade de carregamento é muito importante, já que este é um fator relevante para o posicionamento da página nos mecanismos de busca.

Nos sites lentos, o robô do Google acaba levando mais tempo para indexar, prejudicando o número de páginas indexadas pelo buscador. E esta não é uma boa estratégia de SEO.

O site mais rápido, por sua vez, melhora a experiência do usuário fazendo com que ele não saia do site. É o que ocorre, por exemplo, em lojas virtuais, onde o consumidor pode desistir da compra por conta do tempo de carregamento muito longo.

Outro ponto importante a se atentar, é o tráfico de usuários por meio de dispositivos móveis. Por inúmeros fatores, o acesso por este meio acaba sendo mais lento que o normal. E, se o site tiver um carregamento de página demorado, influenciará diretamente na desistência do usuário.

Dicas para melhorar a velocidade

Para ter um site rápido, que oferece uma boa experiência ao usuário e ainda ajudando no rankeamento do mesmo, é preciso fazer algumas otimizações, como explicaremos abaixo.

Servidor dedicado

O site deve estar com o servidor dedicado. Isso significa que ele terá um servidor exclusivo para si. Uma hospedagem com servidor dedicado possui muito mais desempenho, controle e agilidade do que um compartilhado. Se for um e-commerce, por exemplo, ele influenciará diretamente no seu desempenho, causando a lentidão do site.

Agora, caso tenha ficado curioso para saber se o servidor do seu site está como dedicado ou compartilhado, há a opção de verificar neste site, assim como mostrado no exemplo abaixo.

servidor dedicado 1 - Velocidade de carregamento de um site

servidor dedicado 2 - Velocidade de carregamento de um site

AMP

Como já explicamos acima, com a importância da velocidade de carregamento, os usuários de dispositivos móveis sofrem ainda mais com conexões lentas. Por isso, o indicado é contar com páginas AMP (Accelerated Mobile Pages). Elas são páginas de sites com estrutura leve, adaptadas às telas menores e otimizadas para um carregamento simplificado e instantâneo, facilitando o acesso via celulares e tablets.

amp velocidade de carregamento - Velocidade de carregamento de um site

Ao realizar uma busca no Google com um dispositivo móvel, os sites que tiverem páginas com AMP configurado trarão uma sigla identificando-a. E, ao ser aberta, ela carregará sua versão mais simples.

Neste post, com dicas de AMP, é possível conferir um pouco mais sobre as Accelerated Mobile Pages.

Otimizar imagens

Utilizar imagens “pesadas” em um site contribui para aumentar o tempo de carregamento das páginas. Para otimizar as imagens o ideal é importá-las no Tiny PNG, uma ferramenta online que reduz o tamanho das fotos em KB, de maneira gratuita. Outra opção é, ao utilizar o Photoshop, clicar em “salvar para web”, que deixará o arquivo em um tamanho menor.

otimizar imagens velocidade de carregamento - Velocidade de carregamento de um site

 Para estabelecer um perfil visual, tanto em e-commerces, quanto em portais e blogs, também é interessante definir um formato padrão para todas as imagens, como 960×540 px, por exemplo.

Reduzir o número de plug-ins no site

Reduzir o número de plug-ins desnecessários ou pesados demais também ajuda a aumentar a velocidade de carregamento do site. Para identificar quais plugins estão consumindo maiores recursos, recomendamos a utilização do P3 (Plugin Performance Profiler).

plugins velocidade de carregamento - Velocidade de carregamento de um site

Após descobrir o que está deixando seu site lento, considere a troca do mesmo por outro e refaça o teste. Mas, após a correção do problema, lembre-se de desinstalar o P3, pois ele também é muito pesado.

Compactar HTML, JavaScript e CSS

Outra dica para ajudar na velocidade de carregamento do site é a compactação do código HTML, JavaScript e CSS. Isso pode economizar muitos bytes de dados e acelerar o tempo de download, de análise e de execução.

Qual a velocidade média ideal de carregamento do site?

velocidade de carregamento ideal - Velocidade de carregamento de um site

De acordo com o Google, a velocidade média para carregar um site é de 3 segundos. Porém, na realidade nacional, um e-commerce com tempo médio de 7 a 8 segundos é ideal para ter um bom ranqueamento. Desta maneira, sites com velocidade superior a 10 segundos acabam sendo negativamente impactados, como apontam os próprios Googlers.

Para medir a velocidade de carregamento do seu site, vale contar com o auxílio de ferramentas online gratuitas, como é o caso da Pingdom e da Web Page Test, além da PageSpeed Insights, que é disponibilizada pelo Google.

Seguindo essas dicas de SEO e as indicadas pela ferramenta do Google, as chances de o seu site crescer em rankeamento e possuir uma velocidade de carregamento boa são cada vez maiores.

Até mais!

                                                                               francini maurici seo - Velocidade de carregamento de um site

 

Francini Maurici

Assistente de SEO

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo?

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing é uma estratégia de marketing digital que vem crescendo a cada ano. Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre ou pelo simples motivo dele ser muito recente: Surgiu apenas em 2006 nos Estados Unidos e chegou no Brasil por volta de 2010. Se baseia na geração de conteúdo relevante, para atrair […]

Como fazer Social Analytics?

Agora que você conheceu o significado desta área, que vai muito além do monitoramento de mídias sociais (MMS), é hora de entender como fazer Social Analytics. A principal mudança que ocorreu nos últimos anos, principalmente a partir de 2010, foi a relevância que as tarefas de inteligência ganharam para os negócios. Old Social Analytics Analyst: […]

Como iniciar um projeto de SEO de forma estratégica?

Assim que adquirimos certo conhecimento em SEO, pensamos estar preparados para o início e/ou a participação de projetos na área. Mas antes de qualquer coisa, precisamos compreender intrinsecamente um ponto de extrema importância que compõe o escopo de qualquer projeto de SEO, a estratégia. Uma estratégia de SEO é composta por tudo aquilo que iremos realizar para […]