Velocidade de carregamento de um site - Blog Raffcom
 Velocidade de carregamento de um site

Velocidade de carregamento de um site

A velocidade do carregamento de um site tem muita importância em SEO. Porém, muitas pessoas não dão a devida atenção a esse fator e acabam tornando seu site um verdadeiro teste de paciência para o usuário.

Uma pesquisa feita pela Akamai, juntamente com a Forrester Consulting, concluiu que 40% dos consumidores não esperam mais do que 3 segundos pelo carregamento de uma página. Depois disso, eles abandonam o site. Ainda de acordo com o Google, a velocidade de carregamento é um dos 200 principais fatores de ranqueamento. Ou seja, um site lento não prejudica apenas a experiência do usuário, mas também sua posição nos resultados de busca.

Mesmo com um conteúdo excelente, a velocidade de carregamento, em relação à de seus concorrentes, é um dos pontos influenciadores no posicionamento orgânico dos sites na página de resultados.

Importância da velocidade de carregamento

importância velocidade de carregamento - Velocidade de carregamento de um site

Ter um site com uma boa velocidade de carregamento é muito importante, já que este é um fator relevante para o posicionamento da página nos mecanismos de busca.

Nos sites lentos, o robô do Google acaba levando mais tempo para indexar, prejudicando o número de páginas indexadas pelo buscador. E esta não é uma boa estratégia de SEO.

O site mais rápido, por sua vez, melhora a experiência do usuário fazendo com que ele não saia do site. É o que ocorre, por exemplo, em lojas virtuais, onde o consumidor pode desistir da compra por conta do tempo de carregamento muito longo.

Outro ponto importante a se atentar, é o tráfico de usuários por meio de dispositivos móveis. Por inúmeros fatores, o acesso por este meio acaba sendo mais lento que o normal. E, se o site tiver um carregamento de página demorado, influenciará diretamente na desistência do usuário.

Dicas para melhorar a velocidade

Para ter um site rápido, que oferece uma boa experiência ao usuário e ainda ajudando no rankeamento do mesmo, é preciso fazer algumas otimizações, como explicaremos abaixo.

Servidor dedicado

O site deve estar com o servidor dedicado. Isso significa que ele terá um servidor exclusivo para si. Uma hospedagem com servidor dedicado possui muito mais desempenho, controle e agilidade do que um compartilhado. Se for um e-commerce, por exemplo, ele influenciará diretamente no seu desempenho, causando a lentidão do site.

Agora, caso tenha ficado curioso para saber se o servidor do seu site está como dedicado ou compartilhado, há a opção de verificar neste site, assim como mostrado no exemplo abaixo.

servidor dedicado 1 - Velocidade de carregamento de um site

servidor dedicado 2 - Velocidade de carregamento de um site

AMP

Como já explicamos acima, com a importância da velocidade de carregamento, os usuários de dispositivos móveis sofrem ainda mais com conexões lentas. Por isso, o indicado é contar com páginas AMP (Accelerated Mobile Pages). Elas são páginas de sites com estrutura leve, adaptadas às telas menores e otimizadas para um carregamento simplificado e instantâneo, facilitando o acesso via celulares e tablets.

amp velocidade de carregamento - Velocidade de carregamento de um site

Ao realizar uma busca no Google com um dispositivo móvel, os sites que tiverem páginas com AMP configurado trarão uma sigla identificando-a. E, ao ser aberta, ela carregará sua versão mais simples.

Neste post, com dicas de AMP, é possível conferir um pouco mais sobre as Accelerated Mobile Pages.

Otimizar imagens

Utilizar imagens “pesadas” em um site contribui para aumentar o tempo de carregamento das páginas. Para otimizar as imagens o ideal é importá-las no Tiny PNG, uma ferramenta online que reduz o tamanho das fotos em KB, de maneira gratuita. Outra opção é, ao utilizar o Photoshop, clicar em “salvar para web”, que deixará o arquivo em um tamanho menor.

otimizar imagens velocidade de carregamento - Velocidade de carregamento de um site

 Para estabelecer um perfil visual, tanto em e-commerces, quanto em portais e blogs, também é interessante definir um formato padrão para todas as imagens, como 960×540 px, por exemplo.

Reduzir o número de plug-ins no site

Reduzir o número de plug-ins desnecessários ou pesados demais também ajuda a aumentar a velocidade de carregamento do site. Para identificar quais plugins estão consumindo maiores recursos, recomendamos a utilização do P3 (Plugin Performance Profiler).

plugins velocidade de carregamento - Velocidade de carregamento de um site

Após descobrir o que está deixando seu site lento, considere a troca do mesmo por outro e refaça o teste. Mas, após a correção do problema, lembre-se de desinstalar o P3, pois ele também é muito pesado.

Compactar HTML, JavaScript e CSS

Outra dica para ajudar na velocidade de carregamento do site é a compactação do código HTML, JavaScript e CSS. Isso pode economizar muitos bytes de dados e acelerar o tempo de download, de análise e de execução.

Qual a velocidade média ideal de carregamento do site?

velocidade de carregamento ideal - Velocidade de carregamento de um site

De acordo com o Google, a velocidade média para carregar um site é de 3 segundos. Porém, na realidade nacional, um e-commerce com tempo médio de 7 a 8 segundos é ideal para ter um bom ranqueamento. Desta maneira, sites com velocidade superior a 10 segundos acabam sendo negativamente impactados, como apontam os próprios Googlers.

Para medir a velocidade de carregamento do seu site, vale contar com o auxílio de ferramentas online gratuitas, como é o caso da Pingdom e da Web Page Test, além da PageSpeed Insights, que é disponibilizada pelo Google.

Seguindo essas dicas de SEO e as indicadas pela ferramenta do Google, as chances de o seu site crescer em rankeamento e possuir uma velocidade de carregamento boa são cada vez maiores.

Até mais!

                                                                               francini maurici seo - Velocidade de carregamento de um site

 

Francini Maurici

Assistente de SEO

blog@raffcom.com.br

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Continue lendo

As principais soluções de Social Ads em 2017

Uma das principais vantagens para quem trabalha com anúncios em mídias sociais, são as novidades e lançamentos que ocorrem toda semana. O problema é que, em meio a tantas novidades, acabamos não utilizando-as, seja por falta de conhecimento ou porque elas caem no esquecimento. Por isso, listamos aqui as principais soluções de Social Ads em […]

Vamos Analisar os Acessos ao Site de Maneira Separada?

Para analisar suas ações e seus resultados de forma separada no Google Analytics, uma configuração muito indicada é a criação de novas visualizações na conta. Assim você separa o tráfego do site utilizando filtros de acordo com a origem e mídia inserida na URL parametrizada das campanhas (caso você ainda não trabalhe com parâmetros nos […]

O que é Omni Channel?

Quem trabalha com e-commerce sabe bem os bônus e ônus de atuar com este modelo de negócio (loja virtual), existem várias nomenclaturas que cercam este segmento e às vezes (leia-se muitas vezes) os próprios empreendedores não sabem o que são, ou para que servem. Neste artigo quero descrever para você um conceito que, há um pouco […]