Você sabe o que é Marketing Digital? - Blog Raffcom
 Você sabe o que é Marketing Digital? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Você sabe o que é Marketing Digital? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Neste artigo vou buscar detalhar alguns mitos e verdades sobre Marketing Digital e seu universo em uma totalidade.

Estratégias de Marketing Digital são gratuitas?

Geralmente sou questionado por algumas pessoas que, acabam perguntando se estratégias de Marketing Digital são de graça ou de baixo custo, primeiro grande mito. Não são de graça e se não aplicadas de maneira inteligente se tornarão extremamente caras e nada rentáveis para as marcas. Elas são de baixo custo pelo fator comparativo com investimentos em outros canais de comunicação, por exemplo: TV, revista, jornal, etc.

É preciso realmente conhecer o cenário que tal empresa está inserido e viabilizar novas oportunidades mercadológicas e esse processo não é nada fácil, precisa de muita análise detalhada, envolvendo todas as etapas estratégicas, por isso é tão importante um acompanhamento de Business Intelligence neste momento inicial (e posterior também).

Qualquer profissional pode gerar resultados com Marketing Digital?

Outro mito que cerca este assunto é que, qualquer profissional pode fazer com facilidade, errado! Precisa de experiência (leia-se muita experiência), dedicação, conhecimento em diversos segmentos, entre tantos outros adjetivos que poderiam encher esta página. Costumo dizer que: “Os bons resultados são reflexos de bons profissionais” – O que na minha opinião se encaixa com os resultados ruins, claro, de maneira respectiva.

Se eu investir em estratégias online minha empresa vai ter um aumento rápido no faturamento?

Falsa verdade, na grande maioria das vezes e todos os casos que eu trabalhei até hoje, esse aumento de receita existe, sim! Mas ao contrário do que às pessoas acham, isso não acontece da noite para o dia. É um processo gradativo e pode variar de acordo com os esforços que são destinados a tais ações. Quando as estratégias estiverem em fase de execução, é muito importante um acompanhamento de maneira isolada.

Eu posso ter controle de todo o meu investimento? Não só pode, como deve e tenha isso como mantra operacional. “Medir tudo que é investido” – E se faça essa pergunta todos os dias:

Quantos reais retornam para a operação financeira da minha empresa a cada R$ 1,00 investido em Marketing Digital?

Para mensurar toda operação estratégica das suas ações é bom ter como auxilio um dashboard com seus KPI’s adequados para o seu negócio de alguma ferramenta de Web Analytics e/ou BI que você utiliza para ajudar nas suas tomadas de decisão.

Independente do canal utilizado, tenha controle de maneira isolada e medição do seu ROI por canal, período, campanha, estratégia, etc.

É extremamente importante acompanhar o seu funil de conversão para otimizá-lo ou até mesmo identificar algum (possível) erro nas etapas de conclusão dos seus objetivos.

Se uma estratégia está indo bem, não preciso mudá-la, correto?

Errado! Ao contrário do futebol, em Marketing Digital, a gente mexe em time que está ganhando, e mexe muito. São testes atrás de testes, objetivando a otimização das conversões e buscando entender cada vez mais os clientes.

Esses testes são feitos de diversas maneiras, mas dentre as mais utilizadas estão os testes A/B e multivariáveis.

Mas também podemos levar em consideração testes mais simples para nos auxiliar em estratégias futuras, por exemplo: alterar o título de um anúncio na rede de pesquisa do AdWords, mudar o criativo de uma campanha de social ads, usar mais de um CTA na campanha de e-mail marketing e acompanhar qual tem um melhor desempenho, entre outros vários testes que podem ser aplicados.

Campanhas de e-mail marketing não dão resultados?

Certo e errado! Uma campanha de e-mail só irá dar resultados se você trabalhar de maneira correta e adaptada aos objetivos da sua empresa.

Você pode fazer um teste agora mesmo, abra sua caixa principal de e-mails e veja quantas mensagens tem de empresas que não te interessam e o que é pior, que você não autorizou elas enviarem tais mensagens para você. A sensação que você tem ao se deparar com essa situação é a mesma que um possível cliente da sua empresa pode ter se você trabalhar suas ações de maneira errada.

Aqui dentro da agência, o e-mail marketing tem o maior ROI, para alguns clientes, mas pra isso acontecer, trabalhamos com listas otimizadas, adequamos uma frequência para cada realidade e para cada cliente.

As redes sociais só servem para gerar relacionamento?

Realmente o foco das redes sociais são para a geração de relacionamento e aproximar consumidores de marcas / produtos / serviços. Mas é mais fácil oferecer e/ou vender algo para um consumidor já engajado com a sua marca, correto? (correto!)

Uma estratégia de performance é o passo seguinte de uma estratégia de social content com sucesso. Em resumo, social content cativa os clientes e performance vende.

E com novidades chegando a todo o momento, fica mais fácil encontrar possíveis clientes nas redes sociais, independente se for no Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e até mesmo no Tinder, entre outras. Mas é importante focar e adequadar suas estratégias com os reais objetivos da sua empresa.

Por que meu site tem que se adaptar a diversos dispositivos?

Em abril deste ano o Google atualizou seu algoritmo e começou e “enxergar com bons olhos” sites que são responsivos e garantem que os usuários tenham uma boa experiência, independente do dispositivo que utilizou para chegar no site da marca.

Para você entender melhor, busque na sua memória quantas vezes você pesquisou por alguma informação usando seu smartphone somente esta semana (?). Agora que você está lendo este artigo alguém está pesquisando por um produto e serviço que sua empresa oferece, e essa pesquisa pode estar acontecendo através de um dispositivo mobile ou um tablet.

Te faço uma pergunta: Você já acessou o seu próprio site utilizando um smartphone? E qual foi a experiência?

Espero que eu tenha ajudado você a interpretar algumas informações importantes sobre esse universo apaixonante.

Até breve!

Cadastre seu e-mail
I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.
Júnior Beltrão Diretor de Operações

Junior Beltrão

Diretor de Operações

blog@raffcom.com.br

Continue lendo

Estratégia em redes sociais: você está conversando com seu público-alvo

Conhecer a fundo o perfil do público-alvo — suas necessidades, desejos e motivações — é primordial para o desenvolvimento de qualquer estratégia em redes sociais de sucesso. No entanto, para muitas empresas, “acertar o tom” da conversa ainda é um grande desafio. Afinal, antes de investir em táticas de venda e apresentação do produto, é […]

A Raff em livros – Parte II

Uma parte dos nossos criativos abriram seus corações  e compartilharam conosco o nome de um livro e tudo o que essa obra representa para cada um deles. Ficou curioso? Confira a segunda parte da nossa lista e inspire-se! O livro ‘Oceano no Fim do Caminho’ foi escrito por Neil Gaiman, que é muito conhecido por suas incríveis […]

Como usar Social Analytics

Depois de ter conhecido o perfil e as principais atividades do profissional de inteligência é a hora de você entender na prática como usar Social Analytics e como ele pode ser positivo para a marca do seu cliente. Antes de começar a explicação, é importante lembrar que o analista precisa conhecer de verdade a empresa da […]

Guia de boas práticas para Social Media

O crescimento das social media e sua importância dentro das estratégias de comunicação são indiscutíveis. Essa evolução denota ainda mais especialização e cuidado com cada um dos processos que permeiam as redes sociais. Sendo assim, esse guia que elaboramos é ideal para gestores e profissionais que queiram estruturar ou renovar a área de social mídia, a […]