Intelidata - Raffcom - Agência Full Service

Aumento de 163% na geração de novos negócios com teste A/B

Antes de iniciar o detalhamento dos resultados, é importante compartilharmos o objetivo do cliente em questão. A empresa é especializada na comercialização de softwares de gestão empresarial e tem como principal objetivo captar novos canais para dar tração comercial às vendas dos seus softwares, ou seja, são outras empresas (mercado B2B).

Nós já tínhamos um histórico extremamente positivo com o cliente e as metas sendo atingidas mês a mês, mas, sabemos que testes e otimizações fazem parte de processos intermináveis. Começamos então a planejar testes A/B para identificar otimizações na landing page que era focada em leads de novas revendas.

Lading Page – Versão Antiga (Conversão média de 0,41%)

Como mencionado anteriormente, os dados da landing page anterior traziam os resultados que o cliente esperava, mas nós sabíamos que o cenário do cliente poderia ser maximizado.

A conversão média da LP (landing page) versão antiga era de 0,41% e pelo fato de saber que tínhamos a oportunidade de melhorar essa métrica, e consequentemente aumentar o número de novos negócios para o nosso cliente, foi onde reunimos o time que trabalhou na execução deste teste A/B (oito pessoas), os profissionais começaram a unir esforços e dados (muitos dados) para trabalhar em uma estratégia que estava sendo planejada há meses e com um único objetivo: aumentar os resultados da Intelidata.

Abaixo você consegue visualizar algumas informações que foram utilizadas para embasar  alterações que foram realizadas na construção do layout, no processo de otimização da nova lading page. Além do cruzamento de dados de inúmeras ferramentas com o histórico do site, nós nos dedicamos muito para entender ainda mais o comportamento dos usuários dentro da landing page e trazer uma solução que fosse ao encontro do que eles buscavam.

 

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Lading Page – Versão Nova (conversão média de 1,05%)

A partir do momento que publicamos a nova versão, em curto período de tempo, já conseguimos identificar um grande aumento no grau de interação dos usuários com a página que havia sido recém criada, ou seja, logo notamos que os usuários estavam mais engajados com os conteúdos da nova opção. Mas isso não bastava, queríamos ter a certeza que a nova versão era mais assertiva em questões que realmente importavam para o cliente: conversão final.

Com a conclusão do teste A/B inicial e os bons resultados obtidos, iniciamos o planejamento da continuação dos testes com a versão com os melhores resultados. A versão que deixamos no site foi a nova landing page, pois foi o layout “vencedor” no teste, obtendo um aumento em 163% no número de conversões.

Seguindo nossas estratégias de teste A/B, colocamos para rodar duas opções semelhantes da versão que ganhou o teste inicial e com isso coletar dados para usarmos como insumo estratégico e ativo para novos testes. O teste seguiu com o layout abaixo e a opção B tinha apenas a inclusão do campo do CNPJ no formulário.

revendedores-intelidata-nova-teste-ab

Resumo:

  • Opção A não tinha o campo de CNPJ no formulário da LP.
  • Opção B tinha o campo de CNPJ no formulário da LP.

Resultado:

  • Opção A obteve conversão média de 3,17%;
  • Opção B obteve conversão média de 1,41%

Chegamos em um aumento de 124,8% na realização do segundo teste A/B e atualmente é a landing page que está no ar :)