Conteúdo elaborado por

Gabriel Gomes Betinelli

Data da publicação

10/04/2024

Data da publicação

10/04/2024

Em tempos de on-line, ainda vale a pena investir no off-line?

Não é novidade para ninguém que estamos caminhando para um mundo cada vez mais digital, bem por isso surge um velho e pertinente questionamento: será que os métodos de comunicação mais tradicionais ainda têm relevância? Onde eles entram nesse universo conectado? Afinal, quem é o OFF na fila do ON? Descubra tudo a seguir.

marketing offline

Tá, mas o que é a comunicação off-line?

Bom, para explicar isso a gente precisa dar um pulinho lá no século XVII (ontem, rs). Foi durante esse período que os primeiros métodos de comunicação começaram a se popularizar, os registros iniciais são de impressões simples, desenhos manuais e muitos manuscritos, ou seja, um grande D.I.Y (faça você mesmo) da época.

Um século depois a revolução industrial fez com que as coisas começassem a evoluir, trazendo a produção em massa de cartazes e folhetos. Neste momento, os jornais começaram a incluir anúncios pagos, ampliando o alcance da publicidade.

Então, para resumir essa história, vamos dizer que uma mensagem off-line é aquela que não depende da internet ou de dispositivos digitais conectados para serem transmitidas ou recebidas, capiche?

E onde se aplica esse negócio?

Essa é fácil, vai. Basta olhar a sua volta, a utilização do OFF está em mais lugares do que se imagina, como por exemplo:

  • Mídia Impressa: inclui jornais, revistas, folhetos, panfletos e cartazes;

  •  Mídia Broadcast: compreende a televisão e o rádio;

  • Publicidade Exterior: abrange outdoors, banners, sinalizações e publicidade em veículos;

  • Eventos ao Vivo: abraça conferências, seminários, workshops, feiras e apresentações;

  • Comunicação Direta: envolve métodos como telemarketing, mala direta e distribuição de panfletos;

  • Relações Públicas: aborda a gestão de relações com a mídia, a realização de eventos de RP e outras atividades destinadas a criar e manter uma imagem positiva de uma marca ou organização.

Humm, fala mais sobre o impacto.

anúncios de mídia offline
anúncios de mídia offline

Enquanto o ON é onipresente e instantâneo, o OFF traz a beleza da tangibilidade, e é nesse ponto que encontramos o verdadeiro ouro. O contato proporcionado pelos materiais e ações não digitais aproxima os sentidos, criando uma relação mais autêntica, marcante, e, obviamente, construindo uma experiência completamente diferente.

A permanência de um material impresso, a experiência compartilhada de um evento ao vivo, e a pessoalidade de uma comunicação direta estabelecem laços emocionais duradouros com os consumidores, ok?

Ninguém solta a mão de ninguém: ON e OFF integrados.

Já reparou que sempre há alguém querendo apontar um lado como "o melhor"? A esses, sentimos informar que, nos dias de hoje, a estratégia vencedora não é aquela que escolhe um lado, mas sim a que integra ambos de forma harmoniosa.

As campanhas que iniciam no digital e se materializam no físico (e vice-versa) são capazes de alcançar uma audiência mais ampla, gerando até mais engajamento. 

A chave está em compreender como cada meio pode potencializar o outro, dando vida a uma experiência de marca impactante.

O futuro vem para todos

Tudo sempre muda, evolui e à medida que avançamos, a tecnologia nos permite inovar também nos métodos off-line. 

Realidade aumentada em panfletos, QR codes em outdoors e eventos híbridos são apenas alguns exemplos de como o futuro da comunicação é integrado.

A tendência é que as barreiras entre ON e OFF continuem a se desfazer, criando novas possibilidades para marcas e consumidores.

Conclusão

Como pudemos ver ao longo de todo o conteúdo, a relevância do off-line em um mundo digitalizado está na experiência sensorial única que ele oferece. Toque, visão, audição e até mesmo o olfato são envolvidos quando interagimos com materiais físicos, participamos de eventos ou recebemos um brinde promocional. 

Essas experiências criam amarrações profundas com as marcas, algo que o digital, apesar de sua vastidão e conveniência, muitas vezes luta para replicar.

No fim, o OFF não morreu e nem vai morrer (ufa), muito pelo contrário, ele continua sendo uma peça essencial nesse enorme quebra-cabeça chamado comunicação.

E aí, bora olhar mais pro OFF?

Blog

Confira outras publicações

Blog

Confira outras publicações

Blog

Confira outras publicações

design de moda

24 de abr. de 2024

Descubra as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing e como cada estratégia pode alavancar seus resultados. Confira mais no post!

design de moda

24 de abr. de 2024

Descubra as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing e como cada estratégia pode alavancar seus resultados. Confira mais no post!

design de moda

24 de abr. de 2024

Descubra as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing e como cada estratégia pode alavancar seus resultados. Confira mais no post!

planejamento de conteúdo digital

23 de abr. de 2024

Descubra como contar histórias envolventes com nossas 6 dicas essenciais para aprimorar sua estratégia de conteúdo digital.

planejamento de conteúdo digital

23 de abr. de 2024

Descubra como contar histórias envolventes com nossas 6 dicas essenciais para aprimorar sua estratégia de conteúdo digital.

planejamento de conteúdo digital

23 de abr. de 2024

Descubra como contar histórias envolventes com nossas 6 dicas essenciais para aprimorar sua estratégia de conteúdo digital.

Faça contato

Estamos prontos para começar um novo projeto juntos

Nos conte um pouco sobre o seu projeto e como poderemos te ajudar preenchendo nosso Pré-Briefing.

Se você preferir, pode nos enviar um e-mail ou preencher nosso pré-briefing.

contato@raffcom.com.br

Onde estamos

Brusque, SC

Edíficio CRF Prime - R. Felipe Schmidt, 172 - Sala 04 - Centro 1, Brusque - SC, 88351-000
CNPJ n.º 13.753.078/0001-29

+55 (47) 3351 0727

Perdido? Acesse as principais páginas.

Faça contato

Estamos prontos para começar um novo projeto juntos

Nos conte um pouco sobre o seu projeto e como poderemos te ajudar preenchendo nosso Pré-Briefing.

Se você preferir, pode nos enviar um

e-mail ou preencher nosso pré-briefing.

contato@raffcom.com.br

Onde estamos

Brusque, SC

Edíficio CRF Prime - R. Felipe Schmidt, 172 - Sala 04 - Centro 1, Brusque - SC, 88351-000
CNPJ n.º 13.753.078/0001-29

+55 (47) 3351 0727

Perdido? Acesse as principais páginas.

Faça contato

Estamos prontos para começar um novo projeto juntos

Nos conte um pouco sobre o seu projeto e como poderemos te ajudar preenchendo nosso Pré-Briefing.

Se você preferir, pode nos enviar um e-mail ou preencher nosso pré-briefing.

contato@raffcom.com.br

Onde estamos

Brusque, SC

Edíficio CRF Prime - R. Felipe Schmidt, 172 - Sala 04 - Centro 1, Brusque - SC, 88351-000
CNPJ n.º 13.753.078/0001-29

+55 (47) 3351 0727