10 de abr. de 2024

Inbound e Outbound Marketing: qual a diferença?

Descubra as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing e como cada estratégia pode alavancar seus resultados. Confira mais no post!

Inbound e Outbound Marketing são duas formas bem diferentes de pensar o marketing da sua empresa. 

Com características únicas e diferenças que podem muitas vezes colocá-las como opostas, essas estratégias têm como foco principal otimizar a captação de leads e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.

Mas é sempre importante lembrar que essas estratégias não são excludentes, ou seja, você pode (e deve!) usá-las em paralelo durante o seu planejamento de marketing.

Mas afinal, qual a diferença?

A grosso modo, podemos resumir o Inbound Marketing como marketing de atração e o Outbound como Marketing de interrupção. Por quê?

Bem, pois em essência o primeiro busca atrair clientes de forma orgânica, através de redes sociais, blog e páginas de captura (o que chamamos de landing pages), por exemplo.

Já o segundo parte de uma prospecção de leads mais ativa, onde a empresa basicamente interrompe a jornada de compra para divulgar seus serviços/produtos com comerciais, ligações e até mesmo e-mails em massa.

Em resumo, essas estratégias consistem em: 

Inbound Marketing

  1. Atração de leads

  2. Maior Qualificação

  3. Menor custo Por Lead

  4. Ações Online

Outbound Marketing

  1. Captação ativa de leads

  2. Interrupção da jornada de compra

  3. Maior assertividade

  4. Ações online e offline

O que é outbound?

Uma boa forma de começar a definição de outbound marketing seria simplesmente com a publicidade tradicional que conhecemos, propagandas na televisão, distribuição de flyers, patrocínio de eventos, etc.

O princípio básico do outbound, e também sua principal diferença para o inbound marketing, é que ele parte de um posicionamento mais ativo por parte da marca. 

Ou seja, a empresa vai até o cliente e apresenta informações sobre seus produtos e serviços, seja por meios tradicionais como outdoors e ligações, ou até mesmo com uma abordagem mais moderna, como anúncios no Youtube e na rede de display do Google (aqueles anúncios que normalmente aparecem em sites de outras empresas).

E falando em modernidade, é essencial esclarecer que, a partir da era digital, o marketing outbound também se atualizou.

Como falamos acima, atualmente é comum termos estratégias dentro do meio digital que fazem sentido para esse modelo de marketing.

A utilização de plataformas de anúncios está cada vez mais em alta, além disso, o uso de inteligência artificial também teve e continua tendo um impacto significativo no outbound marketing.

Principais estratégias e ferramentas

  • Anúncios em canais de televisão

  • Campanhas em emissoras de rádio

  • Anúncios em outdoors

  • Prospecção de leads via ligação

  • Anúncios em sites de terceiros

  • Disparo em massa de e-mails

  • Uso de CRM para prospecção (Como Dinamize CRM e RD Station CRM)

Como aplicar na prática

Imagine que sua empresa vá realizar um evento. Você precisa divulgar ele para o seu público alvo, atrair atenção de possíveis parceiros ou até mesmo captar novos patrocinadores.

É aí que entra o outbound marketing, com ele você pode divulgar o evento na rádio, em canais de TV, por meio de flyers e até mesmo em anúncios online.

Dessa forma é possível impactar um alto volume de pessoas, mas lembre-se, nem todas estarão interessadas no seu evento, porém ao maximizar a sua audiência é possível chegar até o seu público alvo de forma direta e eficiente.

Para entender melhor como isso funciona, acesse nossos projetos e confira algumas das melhores campanhas de marketing feitas pela equipe da Raffcom, como a “Pediu Metalnox deu Boa” com Denilson Show ou a campanha da Ocean Race 2023 da Max Imóveis.

Importância

Um dos processos mais complexos dentro da publicidade é a construção de uma marca e a formação de uma identidade que seja lembrada e reconhecida em diversos canais, e é justamente nesses casos que o outbound marketing pode entrar em ação.

Utilizando as estratégias citadas acima é possível aumentar a presença da sua empresa em diversos canais de comunicação diferentes, o que colabora (e muito) para a construção de uma identidade visual forte e também de reconhecimento de marca, seja ele regional, nacional ou internacional.

O que é Inbound?

Podemos definir o Inbound Marketing como um conjunto de estratégias digitais cujo objetivo é atrair de forma orgânica a atenção do seu público, trazendo mais acessos ao seu site/aplicativo e também mais leads para o seu negócio.

Uma das principais vantagens dessa estratégia é a diminuição do custo de aquisição de leads. Isso ocorre, pois a partir da criação de conteúdos educativos, sejam eles para blog, redes sociais ou plataformas de vídeo, o público-alvo vai absorvendo informações sobre a sua marca.

Quando isso acontece, falamos que esse público está percorrendo a jornada de compra do marketing, ou seja, deixando de ser simples visitantes do seu site (ou curiosos) para eventualmente se tornarem clientes em potencial para o seu serviço/produto.

Inbound Marketing: exemplos de estratégias e ferramentas

  • Automação de marketing (via plataformas como RD Station e Dinamize)

  • Captação de leads via Landing Pages

  • Criação de materiais ricos (e-books, guias, webinars, etc.)

  • Conteúdos de blog otimizados para SEO

  • Marketing Conversacional (Como RD Station Conversas)

Como aplicar no seu planejamento de marketing?

Ter um planejamento que engloba estratégias de inbound é essencial na era em que vivemos, uma vez que a presença das marcas no meio digital vem se tornando cada vez mais impactante para estreitar relações com o público e parceiros comerciais.

Dentro desse panorama, o inbound marketing parte da utilização de estratégias para cada etapa da jornada de compra, da atração ao encantamento. Cada uma dessas etapas são essenciais para otimizar o seu custo por aquisição de clientes e trazer um público qualificado para o seu time comercial.

Para as ações de topo de atração, recomendamos a utilização de publicações nas redes sociais e no blog da sua empresa, para gerar engajamento e autoridade dentro do seu segmento de mercado.

Já para a etapa da conversão é essencial utilizar ferramentas de automação como as citadas acima para criar materiais baixáveis e divulgá-los com pop-ups no seu site, landing pages e automações de e-mail marketing.

Mas lembre-se que isso tudo envolve um investimento em campanhas pagas dentro do Meta e também do Google.

Para a etapa de vendas pode-se utilizar também das campanhas pagas, (principalmente direcionadas para Whatsapp e pontos de conversão do site) e também do marketing conversacional, para criar, por exemplo, um fluxo de atendimento automatizado dentro dos seus canais de comunicação.

E, finalmente, para o encantamento é essencial criar canais de comunicação que aproximem os clientes da sua marca, deixando as suas portas abertas para feedbacks, interações e até mesmo críticas construtivas.

A partir disso, os laços entre a sua empresa e os clientes vão se estreitando pouco a pouco, criando um relacionamento de confiança mútua que pode gerar frutos para ambas as partes.

Importância dessa estratégia

Mais importante do que entender como funciona na prática é entender o quão importante é esse conjunto de estratégias que compõem o Inbound.

É sempre importante pensar que o mercado está cada vez mais competitivo e todas as empresas (independente do segmento) precisam se modernizar e se adaptar às mudanças o mais rápido possível, do contrário, podem acabar dando espaço para a concorrência.

Dentro desse cenário, o Inbound Marketing chega como um forte aliado para potencializar a presença digital das empresas e aumentar o reconhecimento de marca com a produção de conteúdos (anúncios, e-books, reels, carrosséis, etc.) que tenham utilidade prática para um determinado público.

E é a partir do estreitamento das relações com os clientes em potencial que é possível otimizar a captação de leads, abrindo as portas da sua empresa para um novo modelo de negócio e de divulgação.

Como integrar Marketing Inbound e Outbound

Para entender melhor como esses dois modelos de divulgação para sua marca podem funcionar juntos, vamos voltar ao exemplo da empresa que está organizando um evento.

Mais acima comentamos que esse evento pode ser divulgado de diversas formas que possam impactar um volume grande de pessoas, seja via outdoors, comerciais de televisão ou anúncios em jornais.

Porém, em paralelo a essas estratégias é possível criar campanhas pagas nas plataformas Meta que levem o seu público-alvo até uma página de cadastro, a partir daí será possível coletar informações essenciais para o seu evento, como nome, e-mail e telefone dos interessados em participar.

Além da divulgação paga, faz todo sentido integrar essas ações com postagens em redes sociais e campanhas automatizadas de e-mail marketing, afinal de contas, agora que você possui mais informações sobre o seu público-alvo, fica mais fácil atingir essas pessoas com uma comunicação personalizada tanto online quanto offline

E aí, ficou claro para você como funcionam as estratégias de Marketing Inbound e Outbound?

Caso precise contar com especialistas para aplicar ações de marketing na sua empresa, conte com a Raffcom para ser a sua parceira de negócios. Preencha nosso pré-briefing e vamos decolar juntos.

Faça contato

Estamos prontos para começar um novo projeto juntos

Nos conte um pouco sobre o seu projeto e como poderemos te ajudar preenchendo nosso Pré-Briefing.

Se você preferir, pode nos enviar um e-mail ou preencher nosso pré-briefing.

contato@raffcom.com.br

Onde estamos

Brusque, SC

Edíficio CRF Prime - R. Felipe Schmidt, 172 - Sala 04 - Centro 1, Brusque - SC, 88351-000

+55 (47) 3351 0727

Perdido? Acesse as principais páginas.

Faça contato

Estamos prontos para começar um novo projeto juntos

Nos conte um pouco sobre o seu projeto e como poderemos te ajudar preenchendo nosso Pré-Briefing.

Se você preferir, pode nos enviar um

e-mail ou preencher nosso pré-briefing.

contato@raffcom.com.br

Onde estamos

Brusque, SC

Edíficio CRF Prime - R. Felipe Schmidt, 172 - Sala 04 - Centro 1, Brusque - SC, 88351-000

+55 (47) 3351 0727

Perdido? Acesse as principais páginas.

Faça contato

Estamos prontos para começar um novo projeto juntos

Nos conte um pouco sobre o seu projeto e como poderemos te ajudar preenchendo nosso Pré-Briefing.

Se você preferir, pode nos enviar um e-mail ou preencher nosso pré-briefing.

contato@raffcom.com.br

Onde estamos

Brusque, SC

Edíficio CRF Prime - R. Felipe Schmidt, 172 - Sala 04 - Centro 1, Brusque - SC, 88351-000

+55 (47) 3351 0727